O vereador Tenóbio (PL), do município de Lauro de Freitas, na Bahia, registrou um boletim de ocorrência após denunciar ter sido ameaçado por Bruno Lins, que é marido da prefeita Débora Régis (União). O incidente, que resultou na exoneração do pai e da esposa do legislador de seus cargos na prefeitura, teria ocorrido após o vereador questionar a licitação e a execução do serviço de tapa-buracos na cidade.
As demissões de Francisco Souza e Luanda Bandarra, pai e esposa de Tenóbio, respectivamente, foram formalizadas e publicadas na edição do Diário Oficial do Município de quarta-feira, 9 de julho de 2025.
Motivo da controvérsia
A situação que culminou nas supostas ameaças e nas exonerações teve início quando o vereador Tenóbio publicou um vídeo. Na gravação, ele fez questionamentos sobre a contratação e a demora na realização dos trabalhos de tapa-buracos em Lauro de Freitas, além de apresentar a crítica de uma moradora sobre a gestão municipal na manutenção das vias públicas.
De acordo com o relato do vereador, concedido durante entrevista a um podcast, após solicitar um posicionamento da secretaria municipal responsável pelas obras, ele recebeu uma mensagem da titular da pasta informando que a resposta viria de Bruno Lins. Diante da ausência de uma comunicação oficial, Tenóbio optou por divulgar o vídeo, que incluía uma nota da prefeitura.
Detalhamento da ameaça e desdobramentos
“Aí Bruno me liga, transtornado. Transtornado. ‘Você é um moleque’. Desse jeito que eu tô falando a você. ‘Você é um moleque, como é que você faz uma coisa dessa? Você vai ver o que eu vou fazer com você quando eu lhe encontrar’. Desse jeito. Inclusive, registrei um boletim de ocorrência contra ele, que tá aqui já”, afirmou o vereador Tenóbio durante a entrevista.
Pouco tempo após a denúncia do vereador e o registro da ocorrência policial, as pessoas indicadas por Tenóbio na administração da prefeita Débora Régis foram desligadas de suas funções. As exonerações de seus familiares são consideradas um desdobramento direto das acusações e da repercussão gerada pelo caso na esfera política de Lauro de Freitas.