Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Mulher recebe R$ 2,4 milhões por engano e gasta tudo em um dia: ‘Pensei que fosse presente de Deus’

Idoso sofre mal súbito e perde o controle do carro em ponte de Paulo Afonso

Homem foi morto por traficantes após urinar em poste na frente de crianças

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

União deve prestar atendimento de saúde a indígenas de Paulo Afonso sem terras regularizadas

Última atualização: 09/09/2020 11:13
Compartilhar
Compartilhar

A União tem prazo de 60 dias para cadastrar os indígenas da jurisdição de Paulo Afonso (BA) no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) e entregar-lhes o cartão do SUS, mesmo que suas terras não tenham sido regularizadas. É o que determina decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), de 10 de outubro, para viabilizar o direito à saúde pela população indígena local. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 5 mil, valor a ser convertido em favor dos próprios indígenas.

- Anúncio-

A União recorreu ao TRF1 contra decisão da Justiça Federal na Bahia que já tinha deferido o pedido do Ministério Público Federal. A alegação foi de que não cabe ao Poder Judiciário ingerir em questões de políticas públicas, determinando a aplicação dos recursos públicos em setor específico da sociedade. 

Mas, o MPF voltou a afirmar que a União é o ente responsável pela saúde indígena e que deve prestar esse atendimento por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A Lei 8.080/90 – com as alterações promovidas pela Lei 9.836/99 – e o Decreto 3.156/99 estabelecem, no âmbito do SUS, um Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, financiado diretamente pela União, que dá assistência aos indígenas em todo território nacional, coletiva ou individualmente, e sem discriminações, tendo por base os DSEIs.

A organização da rede de serviços de saúde dos DSEI deve ocorrer em postos localizados nas aldeias, por equipes multidisciplinares de saúde indígena, compostas por médico, enfermeiro, odontólogo, auxiliares de enfermagem e agentes indígenas de saúde e de saneamento. Sendo insuficiente esse atendimento na aldeia, os pacientes são encaminhados ao pólo-base, que os referencia para a rede geral do SUS nos municípios. As Casas de Saúde do Índio, também localizadas nos municípios, prestam serviço de apoio aos pacientes encaminhados à rede do SUS.

- Anúncio-

Os procuradores regionais da República Eliana Péres Torelly de Carvalho e Felício Pontes Jr, ressaltam que esse subsistema foi criado com o intuito de respeitar as culturas e valores de cada etnia, bem como integrar as ações da medicina tradicional com as práticas de saúde adotadas pelas comunidades indígenas. “Ele não substitui o Sistema Único de Saúde. Ao contrário, é complementar a este, dedicando-se, por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, ao atendimento primário e de baixa complexidade”, pontuam.

Segundo o desembargador Souza Prudente, relator do caso, “mostra-se totalmente inadmissível a protelação administrativa em operacionalizar o acesso dos referidos indígenas ao SUS, considerando-se a essencialidade do bem jurídico pretendido, impondo-se, na espécie, a intervenção do Poder Judiciário para assegurar o direito à saúde e à vida das comunidades indígenas, que se encontram constitucionalmente tuteladas”. 

- Advertisement -

A 5ª Turma do TRF1 negou, por unanimidade, o recurso da União.

Agravo de Instrumento 0004093-50.2014.4.01.0000/BA

MAIS LIDAS

Foto: Rita Barreto/ Setur Ba
Jovem de 19 anos morre após comer acarajé em Senhor do Bonfim (BA)
Polícia e investigação
Foto: Divulgação
Homem é detido em Camaçari após polícia encontrar pistola em festa
Polícia e investigação
Foto: Redes Sociais
Três ficam feridos em ataque a tiros contra carro em Ibotirama
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil
Cenário Político

MEC lança app Simuladão do Enem com correção de redação em 1 min

Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde Df
Cenário Político

Senacon alerta que não existem testes para detectar metanol à venda

Cenário Político

Hamilton Assis diz que ocupação da Câmara de Salvador teve excessos

Salvador Ganha Três Novas Linhas De Ônibus.
Cenário Político

Três linhas passam a atender Terminal Campinas de Pirajá

Foto: Marcelo Camargo / Ebc
Cenário Político

Lula parte para Roma para a abertura do Fórum Mundial da Alimentação

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Cenário Político

MEC abre consulta pública sobre uso de IA na educação

Cenário Político

Ex-secretário de cidade baiana morre preso às ferragens em acidente na BR-101

Foto: Elias Norberto / Codeba
Cenário Político

Temporada de cruzeiros 2025/2026 na Bahia começa em Salvador

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?