A temporada de cruzeiros 2025/2026 no litoral da Bahia começou nesta quarta-feira (8) com a chegada do navio Scenic Eclipse ao porto de Salvador, na Bahia. A embarcação veio de Portugal, tem capacidade para 228 passageiros e seguia em direção ao Arquipélago dos Abrolhos, no sul do estado.
Segundo a Secretaria de Turismo da Bahia, o estado concentrou o maior número de escalas da região Nordeste; a temporada vai até maio de 2026 e a expectativa é receber mais de 260 mil turistas — brasileiros e estrangeiros — ao longo do período.
Em outubro, está prevista a atracação de outro navio que deve desembarcar cerca de 4 mil passageiros em portos baianos, com escalas em Salvador e em Ilhéus.
Impacto na cidade
E o que isso significa na prática para Salvador? Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, “Nossa projeção é de um incremento superior a 30% no número de passageiros embarcados na capital, o que deve ampliar o tempo de permanência na cidade e aumentar a receita”.
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) informou que realizou intervenções na infraestrutura para atender à demanda. A gerente da Codeba, Marivalda da Silva, disse que as melhorias nos portos de Salvador e de Ilhéus permitiram receber embarcações de grande porte e reduziram o tempo de espera a bordo, facilitando o acolhimento de um fluxo maior de turistas.
O calendário oficial mantém escalas até maio de 2026, com chegadas programadas nos próximos meses. Para acompanhar atualizações e coberturas, foi indicado acompanhar o perfil @bnhall_ no Instagram.
Em resumo: a temporada já saiu do cais e promete movimentar cidades e negócios locais nos próximos meses — vale ficar de olho nas próximas escalas.