Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem é encontrado morto próximo à Praça de Eventos em Santa Brígida

Idoso suspeito de decapitar jovem após rejeição amorosa morre em hospital

Homem morre após capotamento na BR-235 em Jeremoabo, Bahia

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

STF forma maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Supremo Tribunal Federal forma maioria para descriminalizar porte de maconha, com seis votos a favor e três contra, aguardando os votos finais.

Última atualização: 25/06/2024 16:06
Compartilhar
Compartilhar

Nesta terça-feira, 25 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF)lei alcançou maioria para descriminalizar o porte de drogas para uso pessoal no Brasil. Com seis votos a favor e três contra, o julgamento continua com os votos pendentes dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.

O julgamento foi retomado com a complementação do voto do ministro Dias Toffoli, que na última sessão apresentou uma nova perspectiva discordante das duas principais correntes. Toffoli ajustou sua análise para acompanhar o relator Gilmar Mendes, abrangendo todas as drogas. “Meu voto é claríssimo no sentido de que nenhum usuário, de nenhuma droga, pode ser criminalizado”, afirmou.

A favor da descriminalização, votaram os ministros Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e a aposentada Rosa Weber. Em contrapartida, os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques manifestaram-se contra.

O centro do julgamento é a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas de 2006, que tipifica como crime adquirir, guardar, transportar ou portar drogas para consumo pessoal sem autorização legal. O recurso foi apresentado pela Defensoria Pública de São Paulo, questionando a condenação de um homem flagrado com três gramas de maconha em 2009 no Centro de Detenção Provisória de Diadema.

Detalhamento dos votos

Gilmar Mendes: O relator defendeu a descriminalização do porte de qualquer droga para consumo pessoal, posteriormente limitando a medida à maconha e sugerindo parâmetros para distinguir usuários de traficantes. Ele enfatizou a necessidade de tratar a questão no âmbito da saúde pública.

Edson Fachin: Fachin votou pela inconstitucionalidade do artigo 28 exclusivamente em relação à maconha, destacando a necessidade de o Congresso estabelecer critérios claros para diferenciar usuários de traficantes.

Luís Roberto Barroso: Barroso propôs que a posse de até 25 gramas de maconha ou a plantação de até seis plantas femininas sejam critérios para diferenciar uso pessoal de tráfico, buscando evitar discriminação social e racial.

Alexandre de Moraes: Moraes sugeriu que a posse de até 60 gramas de maconha ou seis plantas femininas presumisse o uso pessoal, baseando-se em estudos de apreensões de drogas em São Paulo.

Rosa Weber: Em seu voto antes da aposentadoria, Weber destacou a desproporcionalidade da criminalização do porte de maconha, que potencializa preconceitos e dificulta a reinserção social de usuários.

Cristiano Zanin: Zanin argumentou que a descriminalização sem regras claras sobre a oferta de drogas poderia agravar problemas de saúde e segurança. Ele enfatizou que mudanças deveriam ser feitas pelo Legislativo, não pelo Judiciário.

André Mendonça: Mendonça considerou a maconha prejudicial à saúde e argumentou que a descriminalização deveria ser discutida no Congresso, sugerindo um prazo de 180 dias para a definição de critérios objetivos.

Kassio Nunes Marques: Nunes Marques reforçou que a decisão cabe ao Legislativo e destacou os efeitos negativos da maconha sobre os usuários e a sociedade, defendendo a manutenção da criminalização para proteger as famílias brasileiras.

Dias Toffoli: O ministro, que já havia votado anteriormente, complementou seu voto defendendo a descriminalização de todas as drogas, argumentando que a criminalização está enraizada em preconceitos e não é eficaz como política pública.

TAGS:descriminalizaçãodestaqueLei de Drogasporte de maconhaSTFuso pessoal

RELACIONADAS

Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias
AL-BA aprova LDO 2026 e projetos do governo antes de recesso
12A_Conheca-As-Vantagens-Em-Optar-Pelo-Saque-Aniversario-Fgts_Revisado.png
Saque-aniversário FGTS: R$ 6,4 bilhões liberados; confira o calendário
Milton-Cavalo-2773739-Article.jpeg
Operação Sem Desconto: Sindnapi do irmão de Lula investigado por repasses do INSS
Política baiana: articulações, encontros e desafios de lideranças
PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem por uso ilegal da Abin para espionagem
Paulo Afonso recebe viatura pick-up e cinco motoviaturas para reforço da segurança pública

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Cenário Político

Secretário de Saúde de Salvador: maternidade não é preocupação

Foto: Bruno Spada/Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Câmara aprova urgência para projeto que derruba decreto do IOF

Foto: Bruno Spada / Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Câmara aprova urgência para projeto que anula decreto do IOF

Foto: Wuiga Rubini / Govba
Cenário Político

Obras de saneamento em Feira de Santana: Jerônimo autoriza licitação

53628083405_9Eff29Bda1_O.webp
Cenário Político

Bolsa Família de junho começa a pagar bônus especial neste 16 de junho

Foto: José Cruz / Agência Brasil
Cenário Político

Pesquisa Ipsos-Ipec: Governo no INSS é mal avaliado por 54%

Capa.png
Cenário Político

Justiça eleitoral rejeita fraude à cota de gênero em Paulo Afonso e mantém mandatos do PP

Img_2963.Jpeg.webp
Cenário Político

Deputado Mário Negromonte Júnior entrega tratores a três comunidades rurais de Paulo Afonso

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?