Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homens bebem agrotóxico achando ser “raizada” e morrem em Belém do São Francisco

Foto: Divulgação

Vazamento de dados sobre arrecadação na Igreja Universal provoca crise interna

Vereador aciona MPF por retorno de cirurgias no HNAS, e Galinho rebate: “O centro cirúrgico não está fechado”

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar

Última atualização: 25/10/2020 07:58
Compartilhar
Eleições/crédito: Redes sociais
Compartilhar

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, que o eleitor não pode ser impedido de votar caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial com foto.

Com a decisão, os ministros do Supremo tornaram definitiva uma decisão liminar concedida pelo plenário às vésperas da eleição geral de 2010, a pedido do PT. O julgamento de mérito foi encerrado na segunda-feira (19) à noite no plenário virtual, ambiente digital em que os ministros têm um prazo, em geral, de uma semana, para votar por escrito.

Em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), o PT havia questionado a validade de dispositivos da minirreforma eleitoral de 2009 (Lei 12.034), que introduziu na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) a exigência de apresentação do título de eleitor como condição para votar.

Os ministros entenderam, agora de modo definitivo, que exigir que o eleitor carregue o título de eleitor como condição para votar não tem efeito prático para evitar fraudes, uma vez que o documento não tem foto, e constitui “óbice desnecessário ao exercício do voto pelo eleitor, direito fundamental estruturante da democracia”, conforme escreveu em seu voto a relatora ministra Rosa Weber.

A ministra acrescentou que a utilização da identificação por biometria, que vem sendo implementada nos últimos anos pela Justiça Eleitoral, reduziu o risco de fraudes, embora a identificação por documento com foto ainda seja necessária como segundo recurso.

Ela destacou também que, desde 2018, o eleitor tem também a opção de atrelar uma foto a seu registro eleitoral no aplicativo e-Título, e utilizar a ferramenta para identificar-se na hora de votar, o que esvaziou ainda mais a utilidade de se exigir o título de eleitor em papel.

“O enfoque deve ser direcionado, portanto, ao eleitor como protagonista do processo eleitoral e verdadeiro detentor do poder democrático, de modo que a ele não devem, em princípio, ser impostas limitações senão aquelas estritamente necessárias a assegurar a autenticidade do voto”, escreveu Rosa Weber, que foi acompanhada integralmente pelos demais ministros.

RELACIONADAS

Beneficiário Poderá Solicitar Ressarcimento A Partir Desta Quarta-Feira (14) (Imagem: Rafastockbr/Shutterstock)
INSS facilita consulta e ressarcimento de descontos indevidos
Escândalo na prefeitura de Lauro de Freitas envolve contratação irregular de sinalizações viárias
Foto: Sandra Travassos / Al-Ba
Críticas à apropriação de empréstimos na AL-BA: oposição denuncia falta de transparência
Foto: Mario Agra / Câmara Dos Deputados
Hugo Motta defende blindagem da Câmara e cobra autocrítica dos poderes
Sesab-1.Png
Sesab confirma transferência colegiada do tratamento oncológico de Paulo Afonso para Hospital do Amor em Lagarto
Foto: Reprodução / Redes Sociais
MP-BA recomenda medidas contra nepotismo em Quijingue

MAIS NOTÍCIAS

Fachada-1024X577.Png
Cenário Político

Hospital Núcleo Vida esclarece mudança que envia novos pacientes com câncer para Sergipe

Cenário Político

Jerônimo se encontra com presidente da China e fala em fortalecer parcerias com a Bahia

Cenário Político

Vereador aciona MPF por retorno de cirurgias no HNAS, e Galinho rebate: “O centro cirúrgico não está fechado”

Foto: Divulgação
Cenário Político

Leo Prates pode migrar do PDT para o Republicanos na Bahia

Foto: Reprodução / Ministério Dos Transportes
Cenário Político

Reforma do aeroporto de Barreiras: obras de R$ 19,3 milhões serão realizadas

Correios-Fara-Concurso-2075799-Article.jpeg
Cenário Político

Correios suspendem férias e trabalho remoto após prejuízo bilionário de R$ 2,6 bilhões

Foto: Reprodução / Pma
Cenário Político

Justiça eleitoral anula chapa do MDB por fraude à cota de gênero em Andaraí

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Cenário Político

Avaliação do secretário do Setre aponta expectativa maior para governo Lula

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?