Connect with us

Cenário Político

Sítio do Quinto-BA: Vereadores denunciam medicamentos vencidos em Farmácia Básica de Saúde

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A Farmácia Básica de Saúde de Sítio do Quinto no estado da Bahia vai descartar quase meia tonelada em remédios vencidos e com prazos de validade de 2014. Centenas de caixas de medicamentos foram encontradas na manhã da quarta (26) expostas nos corredores da unidade.

Moradores de Sitio do Quinto, afirmam que o posto de saúde está carente de medicamentos e, ao mesmo tempo, possui centenas de remédios vencidos na farmácia básica. De acordo com informações, os medicamentos seriam levados para comunidade Cascalheira, distante 6 quilômetros de Sitio do Quinto, onde seriam descartados e incinerados por apresentarem data de validade vencida.

Moradores da localidade já presenciaram a incineração de remédios a meses atrás. De acordo com a denúncia a prática é repentina, e vem acontecendo desde a gestão do ex-prefeito Magalhães. O flagrante foi feito pela mesa diretora da câmara municipal, Ancelmo do Razinho, Carlé do Sindicato, acompanhado do ex-secretário de administração Ita Silva; do vice-prefeito Jair do Correio; e do Presidente da Câmara, Rodrigo de Gilson, da frente parlamentar em defesa do povo são os responsáveis pela divulgação da denúncia. O radialista e Blogueiro, Carlino Souza acompanhou de perto a ação dos vereadores.

“Estamos indo para o Ministério Público levar as provas, revelou o vereador Carlé do Sindicato(PSC).

Para o vice-prefeito Jair do Correio, os medicamentos são comprados próximo a data de vencimento por um custo talvez baixo, avalia. Ainda segundo ele, essa prática de incinerar medicamentos vem se repetindo todos os anos, o que segundo ele, representa um desperdício e danos ao erário público.

Como mostra as imagens feitas pela reportagem do Blog Carlino Souza, parte dos medicamentos apresentavam validade e poderiam ser utilizados pela população se não houvesse perseguição na distribuição gratuita. Remédios encontrados tinham prazo de validade entre 2014 e 2015.

Prejuízos para a saúde de Sítio do Quinto

Os remédios descartados através da incineração que será realizada a qualquer momento devem custam milhares de reais aos cofre públicos municipais. Ao tomar conhecimento desta reportagem, a secretaria de saúde do município pediu a retirada imediata dos medicamentos vencidos da Farmácia Básica de Saúde para um lugar ainda desconhecido. 

Mais Lidas