O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sanciona nesta segunda-feira (8) a lei que concede reajuste salarial para servidores públicos estaduais e cria novos cargos na estrutura do governo. A cerimônia está marcada para as 15h, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) no último dia 2 de setembro, em pacote de projetos que tratam de planos de carreira, gratificações e reajustes programados para os próximos anos. Segundo o governo, 14 proposições foram apreciadas pelos deputados, sendo sete diretamente relacionadas a servidores do Poder Executivo.
Serão contempladas as áreas de Fiscalização e Regulação, Gestão Pública e Obras Públicas, além dos especialistas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e os professores do magistério público das universidades estaduais.
Além do reajuste, a sanção inclui a criação de novos cargos administrativos e, ainda no mesmo dia, outra lei será assinada para estabelecer a expansão de comandos regionais da Polícia Militar da Bahia, prevista para ocorrer em solenidade às 17h, também no COI.
De acordo com o governo, os reajustes também têm previsão de impacto para 2026, buscando atualizar carreiras estratégicas e valorizar o funcionalismo público estadual.
A sanção da lei nesta segunda-feira confirma o compromisso do Executivo estadual em valorizar os servidores e ampliar a capacidade de gestão pública, consolidando as medidas aprovadas recentemente pela ALBA.