A Eletrobras, por meio da Chesf, concluiu a transferência dos serviços de abastecimento de água do reassentamento de Itaparica para a Prefeitura de Glória, no interior da Bahia. A medida, que atende a uma decisão judicial, foi formalizada com o depósito das chaves das instalações em juízo, marcando o início de uma nova fase para as comunidades das agrovilas dos Projetos Jusante e Glória.
O reassentamento de Itaparica foi criado na década de 1980 para abrigar famílias impactadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, no Rio São Francisco. Desde então, a Chesf/Eletrobras era responsável pelo fornecimento de água potável para milhares de moradores distribuídos em agrovilas nos estados da Bahia e Pernambuco. Ao longo dos anos, decisões judiciais determinaram a municipalização gradual desses serviços, processo que agora se completa em Glória.
Para garantir a continuidade do abastecimento e evitar interrupções, a Eletrobras manterá, até 31 de outubro de 2025, o contrato com a empresa responsável pela execução do serviço. O acordo abrange não só as agrovilas de Glória, mas também Barreiras Bloco II, em Tacaratu (PE), e Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista (PE).
“A Eletrobras cumpriu integralmente suas obrigações e segue o que foi determinado pela Justiça. Manteremos o contrato até outubro para garantir que o abastecimento não seja interrompido. Seguimos concentrados naquilo que é o nosso foco: gerar e transmitir energia para apoiar o desenvolvimento de toda a região e do Brasil”, detalhou o diretor de Relações Institucionais da Eletrobras, Bruno Eustáquio de Carvalho.
Com a municipalização dos serviços, a Prefeitura de Glória assume a responsabilidade pelo abastecimento de água nas agrovilas, enquanto a Eletrobras segue focada em suas atividades de geração e transmissão de energia. O contrato de transição permanece ativo até outubro de 2025, garantindo a continuidade do atendimento à população.