A prefeitura de Salvador, capital da Bahia, anunciou uma significativa reorganização em sua estrutura administrativa por meio de um decreto assinado pelo prefeito Bruno Reis (União). A medida envolve o remanejamento de cargos em comissão de duas importantes pastas municipais: a Secretaria de Governo (Segov) e a Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB).
Detalhes do Remanejamento
O decreto, que entra em vigor a partir de 25 de julho de 2025, estabelece a transferência de um total de 22 cargos em comissão originários da Secretaria de Governo (Segov). A maioria dessas posições corresponde a Assessores Estratégicos de Gestão, classificados nos Graus 54 e 55.
Esses cargos serão redistribuídos para diversas outras secretarias da administração municipal, conforme detalhado no documento oficial:
- Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE): três Assessores Estratégicos de Gestão II, Grau 55;
- Secretaria Municipal da Saúde (SMS): dois Assessores Estratégicos de Gestão II, Grau 55;
- Controladoria Geral do Município (CGM): dois Assessores Estratégicos de Gestão II, Grau 55;
- Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ): quatro Assessores Estratégicos de Gestão II, Grau 55;
- Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE): um Assessor Estratégico de Gestão II, Grau 55, e um Assessor Estratégico de Gestão I, Grau 54;
- Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ): cinco Assessores Estratégicos de Gestão I, Grau 54, e três Assessores Estratégicos de Gestão II, Grau 55.
Outras Alterações
Além das movimentações na Segov, o decreto também contempla o remanejamento de um cargo em comissão da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB). Este cargo, específico de Gerente IV, Grau 57, será realocado para a Secretaria Municipal de Gestão (Semge).
É importante ressaltar que, de acordo com o documento, a reorganização e a transferência desses cargos não resultarão em um aumento nas despesas para o município de Salvador. A medida busca, primariamente, realocar recursos humanos existentes para otimizar a funcionalidade das secretarias beneficiadas.