O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), descartou nesta semana qualquer possibilidade de disputar o governo do estado nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Rui foi enfático ao afirmar que o candidato do grupo político será o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Eu não serei candidato a governador. O candidato a governador é Jerônimo Rodrigues, isso eu posso afirmar hoje”, declarou o ministro, reforçando o compromisso com a continuidade do projeto político do PT na Bahia.
A declaração de Rui Costa ocorre em meio a especulações e rumores sobre uma possível candidatura sua, que vinham gerando desconforto na base governista. Nos bastidores, chegou-se a cogitar uma “chapa puro-sangue”, com Jerônimo Rodrigues concorrendo à reeleição e Rui Costa e Jaques Wagner disputando vagas ao Senado. O próprio governador Jerônimo Rodrigues também já havia negado qualquer possibilidade de Rui disputar o governo, pedindo “seriedade” no debate político e destacando a necessidade de foco na gestão estadual.
Durante coletiva de imprensa em Salvador, Rui Costa criticou a insistência em rumores eleitorais, afirmando que o momento é de trabalho e entrega de resultados para a população. “Eu não vou ficar alimentando esse tipo de fofoca, de intriga, porque isso não gera emprego, não desenvolve o país e não gera valor positivo”, disse o ministro, que também destacou sua dedicação à Casa Civil e a importância de dialogar com o presidente Lula antes de definir qualquer futuro político.
O senador Jaques Wagner, outro nome de peso do PT baiano, também descartou o retorno de Rui Costa ao governo estadual, classificando as especulações como “fofoca” e reforçando a unidade do grupo político. Nos próximos meses, a expectativa é que Rui Costa decida se disputará uma vaga ao Senado, decisão que será tomada em conjunto com o presidente Lula no início de 2026.