Movimentações internas no Partido Verde (PV) voltaram a agitar a base do governo da Bahia com os olhos voltados para 2026. Fontes ouvidas pelo Bahia Notícias dizem que mudanças de filiação podem mexer nas chapas que disputarão vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Quem está de mudança?
Há relatos de que o deputado federal Bacelar e o deputado estadual Vitor Bonfim podem deixar o PV e migrar para o Podemos. O retorno de Bacelar ao Podemos já vinha sendo especulado desde o ano passado. No caso de Vitor Bonfim, a possibilidade ganhou força porque ele tem interesse em disputar uma vaga na Câmara.
Se a saída se confirmar, o PV perderia nomes importantes para a disputa do Legislativo estadual. Passariam a ser referências na legenda apenas Marquinhos Viana e Roberto Carlos. Também há indicação de que a filiada Ludmilla Fiscina está próxima de se filiar a outro partido.
Como andam as negociações?
A direção nacional do Podemos teria olhado com bons olhos a volta de Bacelar e a chegada de Vitor Bonfim. Do outro lado, interlocutores ligados ao governo, entre eles o secretário de Relações Institucionais Adolpho Loyola, demonstraram apoio às movimentações. Bacelar, por sua vez, analisou a proposta, mas condicionou uma eventual filiação a contrapartidas e à viabilidade política.
O cenário também conta com outras candidaturas internas que complicam a composição: além de Bacelar, nomes como Alice Portugal e Daniel Almeida procuram a reeleição, o que aumenta a disputa por vagas.
O que trava um acerto?
Alguns pontos emperraram as negociações:
- A possível candidatura de Olívia Santana (PCdoB) ao Congresso Nacional;
- A limitação de espaço na federação partidária para acomodar várias candidaturas ao mesmo tempo.
Esses fatores dificultaram definir quem caberia em cada vaga e adiaram qualquer anúncio formal de filiação.
Outros detalhes importantes
O PV estadual contava, naquele momento, com apenas o deputado federal Raimundo da Pesca como representante na bancada federal, e ele estaria a par das movimentações, oferecendo apoio parcial. A proximidade de Bacelar com a presidente nacional do Podemos, a deputada Renata Abreu, e o apoio do vereador João Cláudio Bacelar (filho do parlamentar) em Salvador também reforçam a possibilidade de retorno ao partido.
Integrantes da federação formada por PT, PCdoB e PV afirmaram que essas ações têm o objetivo de fortalecer a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues e eleger um grupo numeroso de parlamentares. Até o momento, no entanto, não havia filiações ou composições formalmente confirmadas — tudo segue condicionado à resolução das disputas internas e à definição das vagas na federação.

