Connect with us

Cenário Político

Putin ordena exercícios nucleares em resposta a ameaças ocidentais

Putin ordena exercícios nucleares em resposta a ameaças ocidentais, intensificando tensões perto da Ucrânia.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Rússia

Em um movimento recente que eleva as tensões internacionais, o presidente russo Vladimir Putin ordenou a realização de exercícios nucleares, citando as “ameaças” feitas por líderes ocidentais contra a Rússia. A decisão foi anunciada pelo Ministério da Defesa da Rússia, que destacou a participação das forças mobilizadas perto da Ucrânia. Estas manobras estão programadas para acontecer em breve, embora datas e locais exatos não tenham sido divulgados.

Segundo o comunicado do ministério, divulgado através do aplicativo de mensagens Telegram, os exercícios incluirão práticas com armas nucleares não estratégicas. O objetivo principal é revisar e aprimorar as capacidades de resposta do exército russo, mantendo sua prontidão em um contexto de declarações que o governo russo considera provocativas por parte de algumas autoridades ocidentais.

As forças envolvidas na operação incluem a Aeronáutica, a Marinha e as Forças do Distrito Militar do Sul, essa última baseada muito próxima à Ucrânia e responsável pelas regiões que Moscou afirmou ter anexado recentemente. A iniciativa segue um precedente recente de outubro do ano passado, quando a Rússia realizou manobras militares simulando um ataque nuclear em larga escala, supervisionadas por Putin.

O anúncio reforça a postura militar da Rússia em resposta às tensões com o Ocidente e segue uma série de exercícios militares intensivos na região.

Mais Lidas