Connect with us

Cenário Político

Programa Mais Médicos retorna com 6.252 vagas em todo o Brasil

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Mais Médicos

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18) a abertura de 6.252 vagas para a retomada do programa Mais Médicos, relançado pelo governo federal em 20 de março. A Secretaria de Atenção Primária à Saúde publicou o edital no Diário Oficial da União, com o objetivo de preencher lacunas no Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento na atenção primária.

Das vagas disponibilizadas, 5.252 são destinadas à reposição de vagas não preenchidas nos últimos anos e 1.000 novas vagas focadas na ampliação do atendimento na região da Amazônia Legal. Em breve, um novo chamamento para inscrição dos médicos interessados será publicado.

As vagas foram distribuídas entre municípios que buscam renovar ou aderir ao programa. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do Mais Médicos na formação e atuação dos profissionais no SUS.

“É no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”, afirmou a ministra.

O edital faz parte de uma série de 16 mil vagas previstas para serem abertas até o final de 2023, chegando a um total de 28 mil médicos atuando no país. Os critérios utilizados pelo Ministério para a distribuição das vagas incluem vulnerabilidade social, locais de difícil provimento, percentual da população dependente do SUS, entre outros.

Um segundo edital com 10 mil vagas adicionais será publicado até o final deste semestre, ofertando vagas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. Segundo o Ministério da Saúde, essa modalidade de contratação proporciona menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nas localidades atendidas.

As capitais brasileiras receberam diferentes quantidades de vagas, com destaque para Manaus, que recebeu 256, e São Paulo, com 150 vagas. Maceió e Teresina não foram contempladas com vagas neste edital.

Mais Lidas