Connect with us

Cenário Político

Programa Dignidade Menstrual já distribuiu 4 milhões de absorventes na Bahia

Mais de 1,1 milhão de beneficiárias na pelo Programa Dignidade Menstrual, com 4 milhões de absorventes distribuídos na Bahia.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem: Reprodução/Redes sociais

O Programa Dignidade Menstrual, lançado em janeiro de 2024, já fez grande diferença na vida de mais de 1,1 milhão de pessoas em 3,5 mil municípios, incluindo 124 mil na Bahia. A iniciativa, que distribuiu mais de 43,6 milhões de absorventes graças à parceria com 15,2 mil farmácias e um investimento de R$ 21,7 milhões, busca promover a saúde menstrual e combater a desigualdade de gênero.

Esta política não se limita apenas à distribuição de produtos higiênicos. Ela também engloba a educação sobre a menstruação e a qualificação de funcionários públicos para lidar com o tema, visando erradicar o estigma e a desinformação associados ao ciclo menstrual. Ao fornecer recursos e conhecimento, o programa contribui para a equidade de gênero, a justiça social e a dignidade de todas as pessoas que menstruam.

Paralelamente, o Programa Farmácia Popular do Brasil evidencia o impacto positivo das políticas de saúde na vida das mulheres. Desde janeiro de 2023, mais de 15 milhões de mulheres, representando 62% dos usuários, se beneficiaram do programa, que fornece não apenas medicamentos, mas também absorventes e outros produtos essenciais a preços acessíveis ou gratuitamente.

Após a revitalização do programa em junho de 2023, mais de 404 mil mulheres acessaram medicamentos específicos, como para osteoporose e anticoncepcionais, com a distribuição totalizando 3,7 milhões de unidades. Além disso, o programa tem sido particularmente benéfico para as beneficiárias do Bolsa Família, com cerca de 2,7 milhões de mulheres acessando medicamentos gratuitos desde a retomada.

Com presença em 4.664 municípios e mais de 31.132 farmácias e drogarias credenciadas, o Farmácia Popular reafirma seu compromisso com a acessibilidade da saúde e o bem-estar da população feminina.

Mais Lidas