Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem encontrado morto em Glória (BA) tinha mandado de prisão por homicídio e era considerado de alta periculosidade

Após 10 anos, Balanço Geral mostra desfecho da história de Fabrício, morador de Paulo Afonso que superou doença rara; assista

Homem é assassinado a facadas durante discussão em bar na zona rural de Glória (BA)

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Cenário Político

Programa de distribuição de absorventes beneficia mais de 210 mil na Bahia

Mais de 210 mil pessoas em vulnerabilidade na Bahia são beneficiadas com absorventes gratuitos, destacando a importância da saúde menstrual.

Última atualização: 30/05/2024 09:03
Compartilhar
Compartilhar

Na Bahia, o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual já beneficiou cerca de 210.639 pessoas em condições de vulnerabilidade socioeconômica, entre 10 e 49 anos, com a distribuição gratuita de absorventes. A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM) do estado, responsável pelo projeto, destaca a importância do programa para as mulheres, assim como a necessidade de expandir o alcance do serviço.

- Publicidade -

Zulmira Lima, uma autônoma de 49 anos que sofre de mioma – condição que provoca um fluxo menstrual anormalmente intenso – elogia a iniciativa. “Como tenho mioma, uso muitos absorventes. Se tivesse que comprar todos, seria um custo muito alto. Essa economia já me ajuda com outras coisas”, comenta.

Para receber os absorventes, é necessário atender a alguns critérios: estar inscrita no CadÚnico, ter renda familiar mensal de até R$218,00, ser estudante de baixa renda da rede pública ou estar em situação de rua. As beneficiárias devem apresentar um documento de identificação e uma autorização nas farmácias credenciadas. Esta autorização é emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’, uma nova versão do Conecte SUS, já disponível para download.

- Publicidade -

Atualmente, a Bahia possui 1.196 farmácias cadastradas no programa, distribuídas em 339 municípios. A SPM-BA, em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), também realiza a distribuição de absorventes nas escolas.

Elisangela Araújo, Secretária de Política para as Mulheres do Estado da Bahia, ressalta a relevância do programa. “É um serviço que realmente traz dignidade para essas pessoas que menstruam, especialmente para meninas e adolescentes, pois é uma mudança corporal que necessita de cuidados específicos”, explica.

Para aqueles que encontram dificuldades no uso do programa, é possível obter ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Os profissionais da unidade podem oferecer orientações e, se necessário, imprimir a autorização do Programa Dignidade Menstrual.

Luzia Santos, pedagoga e presidente do coletivo de mulheres “As Pretas Falam”, enfatiza que a pobreza menstrual é uma questão que não pode ser ignorada. “Para a população mais vulnerável, a pobreza menstrual é um problema ainda maior, porque há outras prioridades financeiras, e muitas vezes os absorventes são deixados de lado. O custo é significativo, pois é um item de uso diário, às vezes múltiplas vezes por dia”, explica.

Apesar de elogiar o programa, Luzia critica a limitação de idade máxima de 49 anos. “Essa idade é irreal. Mulheres com 50, 52 anos ainda menstruam. Eu sou um exemplo vivo, pois só parei de menstruar aos 53”, argumenta.

Elisangela Araújo explica a razão da limitação etária. “Estamos falando de uma política pública em larga escala. É claro que existem exceções, mas são raras as mulheres que menstruam após os 50 anos. Normalmente, trata-se de problemas hormonais que requerem outros cuidados”, afirma. Ela também reforça que a pasta busca ampliar o número de farmácias no programa e divulgar mais o serviço para alcançar mais pessoas.

TAGS:Bahiadignidade menstrualdistribuição de absorventessaúde femininavulnerabilidade socioeconômica

MAIS LIDAS

Após 10 anos, Balanço Geral mostra desfecho da história de Fabrício, morador de Paulo Afonso que superou doença rara; assista
Entretenimento
Foto: Reprodução / Alô Juca
Homem atacado por cão em condomínio de Salvador; fará cirurgia
Polícia e investigação
Prefeitura de Paulo Afonso divulga lista de aprovados no processo seletivo para assistente cuidador
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto Divulgação.jpeg
Cenário Político

Conta de luz mais barata na Bahia: entenda quem tem direito ao desconto

Imagem_Noticia_9 (8).Webp
Cenário Político

Possível demissão de 500 médicos em hospitais da Bahia pode afetar pacientes

Real_Moeda_020120A84T47535212.Webp
Cenário Político

Caixa libera abono salarial para 3,8 milhões de trabalhadores nascidos em setembro e outubro

Foto: Tre-Ba
Cenário Político

TJ-BA arquiva queixa contra desembargadora Gardênia Pereira Duarte

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?