Connect with us

Cenário Político

Prevenção da violência contra mulheres: Governo implementa ações para fiscalizar os casos durante o São João

Ações inovadoras foram planejadas para garantir a segurança das mulheres durante as festas juninas.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Reprodução/ Bahia Notícias

SALVADOR, BA – Em uma recente entrevista ao Bahia Notícias, Elisângela Araújo, a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), anunciou que o governo da Bahia assinou um “protocolo de capacitação” com os principais municípios do estado e com Irecê, visando acompanhar e lidar com os casos de agressão às mulheres durante as festas de São João.

Ações preventivas para um São João mais seguro

Segundo Araújo, este protocolo marca uma tentativa inovadora de combater o assédio e a violência contra mulheres, um problema que tem aumentado na Bahia. “Estamos trabalhando intensamente, em parceria com as prefeituras. A gente está mandando um material de sensibilização onde nossa equipe não vai, com informações pois há uma desinformação muito grande sobre o assédio”, afirmou Elisângela. Este protocolo é um passo importante no sentido de proporcionar uma maior segurança às mulheres durante os festejos juninos, que são uma tradição popular em todo o estado.

A estratégia passa por fornecer treinamento e material de conscientização para as autoridades locais, para que elas possam melhor identificar e responder aos casos de agressão. Essa ação inclui a colaboração com a prefeitura de Irecê, com o objetivo de obter mais informações e acompanhar a situação de forma mais eficaz.

Lei proíbe uso de pistolas d’água durante festas

Outro passo significativo na prevenção da violência durante as festas populares é a recente aprovação de um Projeto de Lei que proíbe o uso de pistolas d’água durante festas de rua. A lei, de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), foi classificada por Araújo como uma “evolução”, e ela agradeceu a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) por sua “maturidade” na aprovação do projeto.

A secretária da SPM ressaltou a importância de se manter ativo na luta contra a violência e o assédio, afirmando que é necessário avançar com ações políticas permanentes e não apenas focar em eventos isolados. Araújo afirmou: “A gente precisa ter ações políticas durante todo o tempo, a gente precisa discutir isso na nossa sociedade, principalmente aqui na Bahia, que aumentou os números de violência e de feminicídio”.

Estas novas medidas estão alinhadas com os esforços contínuos para promover um ambiente seguro e inclusivo durante as festas tradicionais na Bahia, garantindo que todos possam desfrutar dos festejos com segurança e respeito.

Mais Lidas