Por solicitação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, a Prefeitura de Paulo Afonso disponibilizou o Ginásio Esportivo Luís Eduardo Magalhães para o cadastramento biométrico dos eleitores da 84º Zona Eleitoral. O prazo para o cadastro, que iniciou em outubro, encerra-se no dia 22 de fevereiro e ainda há uma grande quantidade de eleitores sem realizar a biometria, como explica o secretário de Administração Hermes Benzota Júnior.
“Em conversa com o pessoal do cartório eleitoral fomos informados que ainda falta muita gente para se cadastrar, então é importante que as pessoas procurem o ginásio para que não venha a ter problemas, como cancelamento do título, entre outras questões”, afirma Júnior. As outras questões que o secretário se refere é que sem o título, não é possível tirar passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino, entre outros impedimentos.
Ele enfatiza que além do espaço, a Prefeitura disponibilizou 33 funcionários e a estrutura elétrica e internet para que o trabalho seja realizado. O horário de atendimento no ginásio é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
De acordo com o último dado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo Afonso conta com 81.179 eleitores. Como nas eleições de 2018, a biometria ainda não foi obrigatória no município, o número de pessoas cadastradas ainda era considerado pequeno, havendo a necessidade de intensificar o cadastramento.