A Prefeitura de Paulo Afonso (BA) decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda (27) e na terça-feira (28) de outubro, em alusão ao Dia do Servidor Público. O Decreto nº 872/2025, publicado na quinta-feira (23), mantém o funcionamento apenas dos serviços essenciais, cuja prestação não admite interrupção, e revoga o Decreto nº 866, divulgado no dia 21. O ato entrou em vigor na data da publicação, com assinatura digital do prefeito Mário César Barreto Azevedo.
No âmbito estadual, o governador Jerônimo Rodrigues antecipou o ponto facultativo do Dia do Servidor, tradicionalmente celebrado em 28 de outubro, para a segunda-feira (27). Com isso, unidades como SAC e Detran-BA não terão atendimento no dia 27, retomando a rotina na terça (28). O anúncio foi feito nas redes do governador e oficializado no Diário Oficial.
Segundo a Prefeitura, ficam preservados durante o ponto facultativo os serviços essenciais, como urgência e emergência em saúde, coleta de resíduos, segurança e outras atividades que não podem ser interrompidas. As demais repartições municipais terão expediente suspenso nos dias 27 e 28, retornando na quarta-feira (29).
A nível estadual, além da antecipação do ponto facultativo, o governo informou a antecipação do pagamento de salários. De acordo com as comunicações oficiais, servidores que recebem por conta corrente do Banco do Brasil terão depósito no sábado (25), enquanto os demais recebem na segunda (27). O estado estima cerca de 270 mil beneficiários entre ativos, inativos e pensionistas.

