Praia do Forte, um dos destinos turísticos mais queridos do Litoral Norte da Bahia, foi palco neste sábado (16) de um importante encontro. A Associação dos Condomínios e Associação de Moradores de Praia do Forte (ASCAMFORTE) reuniu representantes de 60 condomínios para debater melhorias cruciais na infraestrutura e segurança local. A reunião contou com a presença de secretários municipais e vereadores de Mata de São João, autoridades que já haviam se comprometido com as pautas da região.
A segurança, sem dúvida, foi um dos pontos altos do debate. Uma ótima notícia foi a contratação oficial do monitoramento aéreo permanente por drones. Após um período de testes e a finalização do processo licitatório, a operação começou na última sexta-feira, dia 15/08/25, prometendo reforçar a proteção de moradores, turistas e investidores. Além disso, a comunidade reforçou a importância de manter a participação ativa nas iniciativas do CONSEG/PF.
A organização urbana e a mobilidade também estiveram em pauta. A vereadora Ró de Nuca apresentou uma proposta importante: atender a um pedido da ASCAMFORTE e criar uma numeração oficial para os empreendimentos. A ideia é trazer mais clareza para os endereços, que hoje são, muitas vezes, apenas “Avenida do Farol sem número”. Pensando na alta temporada, a ASCAMFORTE e a TURISFORTE propuseram um acesso diferenciado para moradores, funcionários e condôminos. O objetivo? Otimizar o fluxo de veículos e evitar os tão temidos engarrafamentos.
Ainda no encontro, a recuperação e preservação da Lagoa Timeantube, um patrimônio ambiental de grande valor para Praia do Forte, foi outro tema debatido. A ASCAMFORTE buscou informações detalhadas sobre as ações já em andamento para proteger esse importante ecossistema.
Ao longo da reunião, síndicos presentes puderam apresentar suas ideias e reivindicações diretamente aos secretários e vereadores. As discussões e decisões tomadas nesse encontro visam impulsionar o desenvolvimento contínuo de Praia do Forte, e a expectativa é que sirvam de exemplo de gestão para outras importantes regiões turísticas da Bahia.