Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Padre é investigado após ser flagrado com noiva de fiel em casa paroquial

Gerente denuncia furto de quase R$ 44 mil em Lojas Americanas de Paulo Afonso

Homem é esfaqueado cinco vezes pela ex em Paulo Afonso; suspeita disse que não tinha “sangue de barata” para vê-lo com outra

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Possível candidatura de Janja à Presidência em 2026 é tema de discussão no PT

Embora Janja da Silva negue intenção, membros do PT discutem sua possível candidatura à Presidência em 2026.

Última atualização: 28/07/2024 10:24
Compartilhar
Compartilhar

A possibilidade de Janja da Silva, esposa do presidente Lula, candidatar-se à Presidência em 2026 é um tema controverso dentro do Partido dos Trabalhadores (PT). Embora Janja tenha negado publicamente qualquer intenção de se candidatar, a hipótese continua a ser discutida por membros do governo e do partido.

- Anúncio-

Até o momento, não houve uma discussão formal sobre a candidatura de Janja, mas o assunto já foi mencionado em diversas conversas entre petistas em altos cargos do governo ou em posições burocráticas dentro do partido. Contudo, não há relatos de apoio significativo a essa ideia dentro do PT, nem para as eleições de 2026 nem para as de 2030.

Apesar das negativas de Janja, existe uma percepção tanto no partido quanto no governo de que ela poderia desejar ser a escolhida por Lula para concorrer ao Palácio do Planalto. Se Janja decidisse se candidatar com Lula ainda no cargo, ela precisaria passar pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que a Constituição brasileira proíbe cônjuges de titulares de mandatos no Executivo de disputarem eleições na mesma jurisdição, salvo em casos de reeleição.

Um precedente que poderia favorecer Janja é o caso de Rosinha Garotinho, que em 2002 foi autorizada pelo TSE a candidatar-se ao governo do Rio de Janeiro após seu marido, Anthony Garotinho, renunciar ao cargo para disputar a Presidência. O TSE entendeu que a Constituição apenas impediria a candidatura se Anthony Garotinho estivesse concorrendo à reeleição, o que não era o caso.

- Anúncio-

Seguindo esse precedente, Janja poderia se candidatar à Presidência em 2026 se Lula decidisse não buscar a reeleição e renunciasse ao cargo com pelo menos seis meses de antecedência das eleições. Outra possibilidade seria uma candidatura em 2030, caso Lula já tivesse cumprido um segundo mandato e não pudesse mais concorrer.

TAGS:Candidatura Presidencialeleições 2026Janja da SilvalulaPT

MAIS LIDAS

Procurada por tráfico em Paulo Afonso é presa ao tentar visita íntima no presídio de Serrinha
Polícia e investigação
Polícia Civil faz operação para apurar vazamento de vídeo envolvendo padre e fiel
Polícia e investigação
Jeremoabense de 30 anos é encontrado sem vida em residência em Paulo Afonso
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Tj-Ba
Cenário Político

TJ-BA rejeita suspeição da BASA contra o juiz Carlos Eduardo Camillo

Cenário Político

Prefeitura baiana abre 235 vagas em processo seletivo; veja como se inscrever

Cenário Político

Prefeitura de Glória inicia projeto de Cinoterapia no Serviço Acolher

Foto: Roque De Sá/Agência Senado
Cenário Político

Otto Alencar diz que decisão sobre Rui Costa é exclusiva de Lula

Grupo Defende Regulamentações Para Limitar Eventuais Efeitos Negativos Da Ia (Imagem: Aleksandr Durnov/Istock)
Cenário Político

AFL-CIO pede regras para proteger trabalhadores da IA

Foto Ilustrativa: Reprodução / Câmara Dos Vereadores De Cachoeira
Cenário Político

Mais de 200 vereadores da Bahia têm parentes cortados do Bolsa Família

Foto: Imagem Ilustrativa. Betto Jr / Secom Pms
Cenário Político

Salvador mapeou píeres para requalificação e anuncia plano de segurança

Foto: Roque De Sá/Agência Senado
Cenário Político

PEC 12/2022: Senado pode votar fim da reeleição e mandato de 5 anos

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?