Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Após roubo de celular, influenciadora baiana tem vídeos íntimos vazados em site adulto

Identificado homem morto com golpes de enxada em Paulo Afonso

Cavalo estava vivo no momento em que teve patas cortadas com facão, confirma perícia

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Prefeito Padre Eraldo pede ao governo federal que reveja demarcação territorial entre Delmiro Gouveia e Paulo Afonso

Última atualização: 09/09/2020 11:02
Compartilhar
Compartilhar

Boa parte da cidade de Paulo Afonso (BA), todas as usina hidrelétricas da cidade e várias ilhas no rio São Francisco, entre Bahia e Alagoas, pertencem ao território de Delmiro Gouveia (AL). Essa é a conclusão a que chegou um pesquisador que, ao longo dos últimos 20 anos, reuniu provas e documentos capazes, segundo ele, de corrigir um erro histórico.

- Anúncio-

O trabalho de pesquisa vem sendo conduzido pelo bacharel em Direito Renato Ferreira dos Santos, que inclusive apresentou um trabalho de conclusão de curso sobre o tema.

De acordo com ele, as terras onde foram construídas a cidade de Paulo Afonso, as usinas do Complexo Hidrelétrico e as ilhas no São Francisco foram “usurpadas” pela Capitania da Bahia durante o período do Brasil Colônia e Império.

Um dos documentos antigos que provam que o local onde foi construída a cidade de Paulo Afonso (BA), incluindo as usinas hidrelétricas e até o aeroporto da cidade, é, segundo Renato Ferreira dos Santos, o “Atlas e relatório concernente à exploração do Rio São Francisco”, de autoria de Henrique Guilherme Fernando Halfeld, publicado em 1860 com autorização do então imperador Dom Pedro II.

- Anúncio-

Outro documento apontado pelo pesquisador é o Atlas do IBGE de 1940. De acordo com Renato, “o retângulo que começa na praia a 1,6 quilômetro à esquerda, subindo e passando pela metade da pista do aeroporto até uns 5 quilômetros onde se reencontra o rio, bem como toda a ilha e parte da outra ilha, em Paulo Afonso, pertencem a Delmiro Gouveia”.

“A Carta de Doação da Capitania de Pernambuco e o provimento do Conselho Ultramarino, de 9 de fevereiro de 1758, reconhecem o direito de Pernambuco sobre todas as ilhas do Rio São Francisco”, destacou. Desse modo, quando Alagoas se emancipou de Pernambuco, em 1817, essas ilhas passaram a fazer parte do território alagoano.

- Advertisement -

A “usurpação” do território delmirense, segundo o pesquisador, começa em 1725 com a ocupação das ilhas do São Francisco pela Bahia. Anos mais tarde, por volta de 1901, o então governador Euclides Malta, natural da região sertaneja, tentou reaver essas terras para Alagoas, mas não obteve êxito. “Depois dele, os outros se omitiram”, armou Renato Ferreira dos Santos, que é natural de Delmiro Gouveia.

Prefeito Padre Eraldo pede ao governo federal que reveja demarcação territorial

Ao contrário de outros prefeitos, o atual gestor de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo (PSD), enviou um ofício à Procuradoria Geral da União (PGU), em abril deste ano, com base nos argumentos e provas reunidos por Renato Ferreira dos Santos, pedindo que seja revista a demarcação territorial do município.

No documento, o prefeito pede que a PGU determine: a instituição de comissão composta por representantes de Alagoas e Bahia com o objetivo de arbitrar, se for o caso; que o IBGE realize o devido levantamento cartográco e geodésico dos limites entre os municípios de Delmiro Gouveia (AL) e Paulo Afonso (AL).

Ao final do documento, o prefeito reforça: “Inexistindo entendimentos, a Constituição direciona para que o STF resolva o impasse, o litígio e desconforto fronteiriço que ora se questiona através de Ação Cível Originária/Ação de Reintegração Territorial pelo Estado de Alagoas em desfavor do Estado da Bahia”.

“A posse de terras pode ser revista a qualquer tempo. O prefeito Padre Eraldo tomou a decisão que os anteriores se afrouxaram”, salientou o pesquisador Renato Ferreira dos Santos.

Ainda neste mês, ele e o prefeito Padre Eraldo esperam ser recebidos pelo governador Renan Filho (PMDB), quando terão a oportunidade de tratar do assunto.

Ao final do que se apresenta como uma longa batalha na Justiça, Delmiro Gouveia poderá incorporar ao seu território parte da cidade de Paulo Afonso, o aeroporto, as ilhas do São Francisco, as usinas hidrelétricas e todos os impostos oriundos delas.

Boa parte dos moradores de Paulo Afonso, que tem cerca de 117 mil habitantes, passariam a ser chamados de alagoanos e delmirenses. Porém, se a Justiça não der ganho de causa a Delmiro Gouveia e desconsiderar toda a pesquisa de Renato Ferreira, tudo fica como já está.

Para saber mais sobre o assunto, confira o blog do pesquisador no seguinte endereço: http://territorio-royalties.webnode.com/

MAIS LIDAS

Identificado homem morto com golpes de enxada em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Polícia apreende armas artesanais e droga na zona rural de Paulo Afonso
Polícia e investigação
Acidente Aconteceu Em Itabela, Extremo Sul Do Estado. ​
Yure Reis Izumi, 16, morre em colisão na BR-101 em Itabela
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Cenário Político

Senador Angelo Coronel recebe título de cidadão de Bom Jesus da Lapa

Foto: Divulgação
Cenário Político

Governadores do Nordeste repudiam Romeu Zema e citam dados do BNDES

Foto: Youtube
Cenário Político

Léo Lins tem execução fiscal por não pagar multa do TCE-SP

Cenário Político

Salário mínimo pode chegar a R$ 1.631 em 2026, segundo proposta do Orçamento

Cenário Político

Glória realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde e anuncia novas conquistas para a população

Ação Em Parceira Com O Exército Brasileiro Acontecerá No Estacionamento Da Igreja Universal, Na Av. Dorival Caymmi, No Bairro De Itapuã..
Cenário Político

Prefeitura de Salvador oferece serviços gratuitos em Itapuã

Foto: Nelson Jr./Sco/Stf
Cenário Político

STF pede ao MP-BA e à AL-BA dados sobre quadro de cargos em cinco dias

Foto: Bahia Notícias
Cenário Político

MP-BA cobra prestação de contas sobre saúde mental em Libras na Bahia

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?