Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Cantora de Tacaratu que viralizou por ter “a voz de Pablo” sofre acidente após gravação

Defesa do PM envolvido em briga com GCM e bombeiro em Paulo Afonso emite nota de esclarecimento

Capa Site.jpg

Bolsa Família de outubro 2025: NIS finais 1 e 6 terão adiantamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Pedido de liberdade de Lula deve ser julgado pelo STF na terça-feira (25)

Última atualização: 09/09/2020 11:18
Compartilhar
Compartilhar

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar o pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Lula nesta terça-feira (25). O julgamento é o 12º item da pauta, de acordo com informações do portal G1.

- Anúncio-

O pedido de liberdade, apresentado em 2018, é um habeas corpus em que a defesa de Lula aponta a suspeição de Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, e questiona a atuação do então juiz no processo em que o ex-presidente foi condenado.

O caso, que começou a ser julgado no ano passado, já teve dois votos contra a concessão de liberdade a Lula: os dos ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Terceiro a votar, o ministro Gilmar Mendes solicitou mais tempo para analisar o pedido. Gilmar liberou o caso para julgamento no último dia 10. Além dele, deverão votar Ricardo Lewandowski e Celso de Mello, segundo a matéria do G1.

- Anúncio-

A defesa de Lula apresentou o pedido quando Sérgio Moro aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça.

O então juiz atuava na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) e foi o responsável pela condenação de Lula em 2017 no caso do triplex em Guarujá (SP).

- Advertisement -

Lula teve a condenação confirmada em segunda instância e foi preso em abril do ano passado. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde está desde então.

Em abril deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisou um recurso da defesa de Lula e também manteve a condenação do ex-presidente, mas reduziu a pena.

Parecer da PGR

Na semana passada, a procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, enviou um parecer ao Supremo no qual se manifestou contrariamente ao pedido apresentado pela defesa de Lula.

Raquel Dodge argumentou que as recentes mensagens atribuídas a Moro e a membros da Lava Jato, divulgadas pelo site de notícias The Intercept, não podem ser consideradas pelo STF porque não foram apresentadas às autoridades para que a “integridade” do conteúdo possa ser aferida.

O site afirma que Moro, ainda como juiz, orientou a atuação da força-tarefa da Lava Jato. No entanto, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública e o Ministério Público Federal negam. Moro diz não reconhecer a autenticidade dos diálogos revelados.

Após a manifestação da PGR, a defesa de Lula divulgou uma nota afirmando que o habeas corpus foi apresentado em 2018 e não é amparado nas notícias do The Intercept. Conforme os advogados, o pedido tem como base “fatos graves” que envolvem o julgamento.

MAIS LIDAS

Capa Site.jpg
Bolsa Família de outubro 2025: NIS finais 1 e 6 terão adiantamento
Curiosidades e Tecnologia
Colisão entre carro e moto é registrada por câmeras de segurança em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Corpos de jovens desaparecidas são encontrados pela polícia em Anguera, Bahia
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Imagem: Janews/Shutterstock
Cenário Político

Ataques cibernéticos crescem 50% no Reino Unido, aponta NCSC

Foto: Divulgação
Cenário Político

Péricles recebe título de cidadão baiano pela ALBA em Salvador

(Imagem: Ssi77/Shutterstock)
Cenário Político

EUA investigam Starlink por conexão a centros de fraude em Mianmar

Foto: Secom / Prefeitura De Feira De Santana
Cenário Político

Feira de Santana prorroga sindicância sobre vazamento de nomes com HIV

Cenário Político

Prefeitura de Glória promove a Corrida Rosa & Azul 2025

Cenário Político

Apagão leva ministro a se pronunciar sobre volta do horário de verão

Cenário Político

Justiça Federal anuncia inauguração de nova sede em Paulo Afonso, com homenagem a Edmilson Jatahy Fonseca

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cenário Político

Tarcísio amplia vantagem em São Paulo, aponta pesquisa

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?