Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homens bebem agrotóxico achando ser “raizada” e morrem em Belém do São Francisco

Foto: Divulgação

Vazamento de dados sobre arrecadação na Igreja Universal provoca crise interna

Vereador aciona MPF por retorno de cirurgias no HNAS, e Galinho rebate: “O centro cirúrgico não está fechado”

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Paulo Afonso: Trabalho de retirada de baronesas segue com força-tarefa no Balneário Prainha

Última atualização: 09/09/2020 11:18
Compartilhar
Compartilhar

Mesmo com a infestação das plantas aquáticas, popularmente conhecida como baronesas, que vêm de outras cidades e estados, com destino final no Balneário Prainha, a Prefeitura de Paulo Afonso segue com o trabalho de retirada do material, que se concentra à margem do Rio São Francisco. 

O problema surgiu no ano passado e, desde o início, a Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado e disponibilizado homens e máquinas. “Essa ação é um pedido do gestor e a Secretaria segue empenhada na limpeza das plantas que chegam à margem do Balneário”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Francisco Alves. 

Ele reforça que outros órgãos devem estar empenhados nessa luta. “Foram realizadas audiências públicas e a gente espera que cada agente cumpra com o papel que fora firmado. A Prefeitura vem cumprindo com o papel dela”, acrescenta o secretário. 

Segundo o secretário, uma nova barreira de contenção vai ser implantada e o estudo está sendo finalizado. “Estamos avaliando as possibilidades, estudando um local melhor e como ela vai ser colocada”, acrescenta. 

Assinatura de TAC  
Uma reunião realizada no mês passado, na sede do Ministério Público Estadual (MPE), teve como foco as baronesas, plantas aquáticas que tomaram conta do Rio São Francisco, prejudicando as cidades ribeirinhas e, conseqüentemente, o município de Paulo Afonso.

Representantes de diversas entidades estiveram presentes para tratar de um dos maiores problemas que assolam a região. Após as discussões, foi elaborada uma minuta de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que definiu a responsabilidade de cada órgão no que diz respeito à retirada das plantas.

Segundo o Procurador da República, Leandro Bastos Nunes, o que se busca por meio do documento é um acordo extrajudicial. “O que o MPE e o MPF estão buscando é resolver de forma extrajudicial, uma medida consensual, mediante um acordo, um TAC, com todos os atores envolvidos no problema para que as causas imediatas das baronesas sejam resolvidas, mas sem prejuízo da apuração dos problemas a médio e longo prazo”, ressalta.

Ele reforça que caso não haja o acordo, poderá haver o ajuizamento de ação. “Se algum dos entes se recusarem a resolver o problema extra judicialmente poderá ser acionado pelo Ministério Público. Vamos aguardar que os órgãos se pronunciem e caso não exista a aceitação da proposta, o MP poderá tomar algumas medidas e uma delas é o ajuizamento de ação”, explicou. O procurador reforçou que no TAC há ainda uma ação emergencial, com prazo fixado para que o Ibama realize um estudo técnico sobre o destino dos resíduos das baronesas.

De acordo com Leandro, a responsabilidade de cada ente é de acordo com a causa ligada ao problema. “A Chesf, em tese, tem a responsabilidade por ter tido interferência na vazão do rio, a União tem que entrar com aporte financeiro, pelo fato do Rio São Francisco ser um bem da união e diversos outros fatores”, pontuou.

RELACIONADAS

Beneficiário Poderá Solicitar Ressarcimento A Partir Desta Quarta-Feira (14) (Imagem: Rafastockbr/Shutterstock)
INSS facilita consulta e ressarcimento de descontos indevidos
Escândalo na prefeitura de Lauro de Freitas envolve contratação irregular de sinalizações viárias
Foto: Sandra Travassos / Al-Ba
Críticas à apropriação de empréstimos na AL-BA: oposição denuncia falta de transparência
Foto: Mario Agra / Câmara Dos Deputados
Hugo Motta defende blindagem da Câmara e cobra autocrítica dos poderes
Sesab-1.Png
Sesab confirma transferência colegiada do tratamento oncológico de Paulo Afonso para Hospital do Amor em Lagarto
Foto: Reprodução / Redes Sociais
MP-BA recomenda medidas contra nepotismo em Quijingue

MAIS NOTÍCIAS

Fachada-1024X577.Png
Cenário Político

Hospital Núcleo Vida esclarece mudança que envia novos pacientes com câncer para Sergipe

Cenário Político

Jerônimo se encontra com presidente da China e fala em fortalecer parcerias com a Bahia

Cenário Político

Vereador aciona MPF por retorno de cirurgias no HNAS, e Galinho rebate: “O centro cirúrgico não está fechado”

Foto: Divulgação
Cenário Político

Leo Prates pode migrar do PDT para o Republicanos na Bahia

Foto: Reprodução / Ministério Dos Transportes
Cenário Político

Reforma do aeroporto de Barreiras: obras de R$ 19,3 milhões serão realizadas

Correios-Fara-Concurso-2075799-Article.jpeg
Cenário Político

Correios suspendem férias e trabalho remoto após prejuízo bilionário de R$ 2,6 bilhões

Foto: Reprodução / Pma
Cenário Político

Justiça eleitoral anula chapa do MDB por fraude à cota de gênero em Andaraí

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Cenário Político

Avaliação do secretário do Setre aponta expectativa maior para governo Lula

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?