Com o objetivo de melhorar o atendimento e atingir as perspectivas da atenção primária aos usuários da rede pública, a Secretaria Municipal de saúde disponibilizou um projeto de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde. A ação é direcionada aos interesses e necessidades da população.
O treinamento teórico ministrado pelo coordenador do Sistema de Informática da Atenção Básica, Lucas Martins, tendo como integrantes do projeto piloto, as ACS do PSF Irmã Rita, aconteceu dia 23 de fevereiro, no Auditório Edison Teixeira.
As agentes participantes foram: Maria Alzenir da Silva Juventino, Irany Alves da Cruz, Jane Cardoso Pimentel da Silva, Jacira Martins de Souza Calado e Valéria Isabel Oliveira Maciel de Brito. Nesse primeiro momento elas foram trinadas para realizar cadastramento domiciliar e individual da população. A capacitação foi realizada pelo Departamento de Atenção Básica à Saúde (DEPASA), que tem como diretora Marília Fortes.
"Com esse treinamento podemos aperfeiçoar o serviço publico de saúde de nossa cidade, pois temos consciência da importância do papel do Agente Comunitário de Saúde. São profissionais participativos e atuantes que detectam os problemas de sua comunidade", observa Marília.
A diretora completou seu comentário, dizendo que "A Secretaria de Saúde tem cada vez mais se preocupado em preparar multiplicadores locais que atuem junto à sua comunidade. Agindo de forma coletiva iremos fazer um trabalho básico que atenderá às necessidades de todos".