Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem encontrado morto em Glória (BA) tinha mandado de prisão por homicídio e era considerado de alta periculosidade

Capa.jpg

Rondesp fecha ponto de tráfico de drogas na Vila Nobre, em Paulo Afonso

VÍDEO: Falta de energia é registrada em Paulo Afonso e região; moradores relatam clarão seguido por explosão

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Cenário Político

Pacheco devolve MP do PIS/Cofins por ferir a Constituição, diz Senado

Rodrigo Pacheco devolve MP que altera PIS/Cofins ao governo, alegando inconstitucionalidade e falta de segurança jurídica.

Última atualização: 11/06/2024 20:34
Compartilhar
Pacheco Devolve Mp Do Pis/Cofins Por Ferir A Constituição, Diz Senado
Compartilhar

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu devolver ao governo federal a medida provisória (MP) que altera as regras de compensação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Segundo Pacheco, a MP infringe princípios constitucionais, como segurança jurídica e previsibilidade.

- Publicidade -

Pacheco destacou que a medida inclui mudanças significativas nas normas tributárias, impactando profundamente o setor produtivo nacional. Ele argumentou que a falta de observância à regra constitucional dos 90 dias para aplicação das novas normas de compensação de PIS e Cofins é um problema crítico.

O senador afirmou que a medida provisória não respeita o Artigo 195, Parágrafo 6º da Constituição Federal, que exige um período de 90 dias para que mudanças em contribuições sociais entrem em vigor. “Princípios como anterioridade e anualidade em matéria tributária precisam ser respeitados para garantir segurança jurídica e previsibilidade para o setor produtivo”, ressaltou Pacheco.

- Publicidade -

No dia anterior, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia sinalizado a disposição do governo para negociar com o Congresso prazos de adaptação às novas regras. A MP é uma das iniciativas do governo para compensar a perda de receita decorrente da manutenção da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e pequenos municípios. A proposta limita o uso de créditos tributários do PIS/Cofins para abater outros tributos e elimina o ressarcimento em dinheiro do crédito presumido. A equipe econômica espera uma arrecadação extra de R$ 29,2 bilhões este ano.

Com a devolução da medida provisória, seus efeitos cessam imediatamente, segundo Pacheco .

MAIS LIDAS

Homem encontrado morto em Glória (BA) tinha mandado de prisão por homicídio e era considerado de alta periculosidade
Polícia e investigação
Homem é assassinado a facadas durante discussão em bar na zona rural de Glória (BA)
Polícia e investigação
Fabiano, da dupla com César Menotti, sofre acidente de carro a caminho de show
Entretenimento
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Capa.jpg
Cenário Político

Mondial instala nova fábrica em Cruz das Almas e vai gerar 1.400 empregos diretos

Cenário Político

Auxílio-saúde do TJBA terá aumento de até 50% para juízes, servidores e dependentes

Foto: Leonardo Milano/Icmbio
Cenário Político

PL ambiental sob crítica: estudo da USP aponta riscos

Cenário Político

Mais de 6 milhões de baianos são contemplados com ampliação da isenção de ICMS na conta de luz

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?