O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, participou nesta quarta-feira (5) de uma solenidade no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador, para marcar os 176 anos de nascimento de Rui Barbosa. Na ocasião, Nunes Marques entregou a Medalha Ruy Barbosa ao escritor, empresário e ex-deputado constituinte Joaci Góes.
Rui Barbosa e a força das palavras
O ministro lembrou a importância de Rui Barbosa para o pensamento jurídico e político brasileiro e trouxe à tona um trecho de Oração aos Moços para exemplificar essa influência. Como ele destacou: “Boa é a lei quando é executada com retidão. (…) Mais vale a má lei executada com justiça do que a boa lei apenas proclamada e não observada.”
O que mantém Rui Barbosa tão presente? Para Nunes Marques, é justamente essa capacidade de unir teoria e prática — de cobrar que o direito não fique só no papel.
Joaci Góes: trajetória plural
Sobre o homenageado, o ministro falou da trajetória multifacetada de Joaci Góes, que, natural de Ipirá, foi empresário, intelectual, político e jornalista. Destacou-se por transformar uma empresa familiar em um dos maiores conglomerados do estado, sem perder o vínculo com a cultura local.
Entre os papéis públicos e culturais de Joaci, Nunes Marques mencionou:
- deputado federal constituinte em 1988;
- relator do Código de Defesa do Consumidor;
- autor do dispositivo constitucional sobre a distribuição proporcional de recursos orçamentários da União entre as regiões;
- presidente da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
Sobre sua atuação, o ministro afirmou: “Ele provou ser, antes de tudo, um construtor de negócios com vocação para a liberdade.” Em outro momento, resumiu o legado de Joaci assim: “Joaci é a síntese do homem que soube construir, legislar e interpretar o legado do seu povo. Sua vida é um exemplo de como o conhecimento e a cultura fortalecem a democracia e o sistema jurídico brasileiro.”
Nunes Marques também aproveitou a cerimônia para celebrar seus cinco anos no Supremo Tribunal Federal (STF), lembrando que a data coincidiu com o aniversário de Rui Barbosa e com o recebimento da Medalha do Mérito em Educação Judicial Mário Albiani.
Ao final, não foram anunciados desdobramentos futuros relativos à solenidade.

