Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

‘Eu aceito o Senhor’: jovem é morto a tiros horas após se converter à religião evangélica na Bahia

Andressa Urach diz que gravou vídeo adulto com o próprio pai; assista

Governo da Bahia muda regra para promoção na Polícia Militar

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Novo plano de ação contra doenças crônicas no Brasil: conheça a iniciativa do Ministério da Saúde

Coordenação específica trará novas políticas públicas para conter avanço das doenças crônicas.

Última atualização: 29/06/2023 17:55
Compartilhar
Novo Plano De Ação Contra Doenças Crônicas No Brasil: Conheça A Iniciativa Do Ministério Da Saúde
Compartilhar

Uma iniciativa de combate às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) – como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias crônicas – ganha forma no Ministério da Saúde. A pasta prepara o lançamento de uma coordenação específica para tratar deste assunto. A informação foi confirmada por Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente.

Segundo Maciel, a iniciativa reconhece a necessidade urgente de dar atenção às DCNT, aos acidentes e à violência. “Estas são as principais causas de mortalidade no Brasil e exigem políticas públicas mais eficazes do que as que temos até agora”, disse a Secretária.

O anúncio da nova coordenação foi feito durante o lançamento do estudo Covitel – Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia. A pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Pelotas e pela organização global de saúde pública Vital Strategies, revelou que mais da metade dos brasileiros (56,8%) está acima do peso ideal.

Além disso, o estudo também destacou o preocupante aumento na taxa de obesidade entre os jovens brasileiros. Comparando 2022 e 2023, o percentual de obesos na faixa etária de 18 a 24 anos praticamente dobrou, saltando de 9% para 17,1%. Os dados também apontam que 31,6% dos jovens receberam diagnóstico de ansiedade e 32,6% admitiram consumo abusivo de álcool. Além disso, este grupo consome menos frutas, verduras e legumes.

A criação desta nova coordenação do Ministério da Saúde é parte de uma estratégia para elaborar um plano de ação efetivo para os próximos dois anos. “É crucial utilizar esses dados alarmantes e traçar estratégias conjuntas”, destacou Maciel.

Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, também ressaltou a importância das parcerias na construção da saúde no continente. “O papel do Estado é proteger a população por meio de informações e evidências científicas. As decisões individuais sobre saúde também são influenciadas pelas regulações do país e suas legislações. A sociedade não se autorregula, cabe ao Estado a proteção dessa população”, afirmou Gross.

As DCNT são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) as principais causas de óbitos globais. Essas doenças prejudicam a qualidade de vida, limitam as atividades de trabalho e lazer e causam impactos econômicos negativos. Entre os fatores de risco, estão aspectos não modificáveis como idade, sexo e herança genética, e aspectos comportamentais modificáveis como tabagismo, alimentação inadequada, inatividade física e consumo de álcool e outras drogas.

TAGS:chicosabetudoCoviteldestaquedoenças crônicasEthel MacielMinistério da Saúdepolítica de saúdepolíticas públicasprevençãosaúde no Brasil

MAIS LIDAS

Homem mata o próprio irmão com golpes de faca e enxada na zona rural de Jeremoabo
Polícia e investigação
Polícia Civil localiza armas e munições em casa de suspeito de matar irmão em Jeremoabo
Polícia e investigação
Lula rebate carta de Trump: ‘Brasil é soberano e não aceita ser tutelado’
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Shealah Craighead / Casa Branca
Cenário Político

Trump impõe tarifa de 35% sobre importações do Canadá

Foto: Ricardo Stuckert / Pr
Cenário Político

Lula detalha reação a tarifas de Trump e aciona OMC

Foto: Reprodução / Govba
Cenário Político

Deputado propõe fim da aprovação automática na Bahia

Foto: Divulgação / Aplb
Cenário Político

Mais de 70% das escolas de Salvador funcionam em meio à greve

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?