O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu um inquérito para apurar a morte do servidor público Pedro Guedes Neto, de 62 anos, ocorrida na última terça‑feira (9). Segundo informações iniciais, ele foi atingido por uma escavadeira hidráulica enquanto entregava marmitas a um operador da máquina no povoado de Lajedo do Pimenta, zona rural de Lapão.
Testemunhas dizem que Pedro costumava fazer entregas regulares naquela área de cascalheira e foi atingido ao se aproximar do equipamento para levar a marmita ao operador. O motorista da escavadeira — cujo nome não foi divulgado — entrou em estado de choque e recebeu atendimento em uma unidade de saúde em Lapão. Em razão do acidente, a prefeitura local decretou ponto facultativo na terça‑feira.
O que o inquérito vai apurar
O objetivo do MPT é identificar a empresa responsável pelos serviços no local e, consequentemente, o operador do equipamento, além de verificar se as medidas de segurança e saúde no trabalho foram observadas. Entre os pontos que serão checados estão:
- fornecimento e adequação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
- realização de treinamentos específicos para atividades de risco;
- implantação de medidas de sinalização e controle de acesso às áreas perigosas.
Quem participa da apuração
O MPT informou que atuará em conjunto com outros órgãos públicos para fortalecer a investigação. A Polícia Civil da Bahia conduz a apuração sob a perspectiva criminal e vai colaborar com o inquérito. Além disso, o MPT solicitará informações e a perícia técnica da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT‑BA), órgão responsável por inspecionar locais de acidentes fatais e elaborar o relatório sobre a conformidade das operações com as normas de segurança.
O caso segue em investigação, com diligências e solicitação de perícia técnica previstas para esclarecer se o empregador cumpriu as obrigações legais relativas à proteção dos trabalhadores. Quem responde por isso e se todas as medidas de prevenção foram adotadas serão esclarecidos ao longo das apurações.