Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

MPE/AL move Ação por ato de Improbidade contra o prefeito de Mata Grande

Última atualização: 09/09/2020 10:53
Compartilhar
Compartilhar

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), através da Promotoria de Justiça da comarca de Mata Grande, ajuizou uma ação civil por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município, Jacob Brandão, o ex-secretário de finanças, Gabriel Brandão, e o empresário Kleber Malaquias, que dentre outras coisas, afirma ter pago propina para o gestor e o ex-secretário.

No referido processo, o promotor de Justiça Cláudio José Moreira Teles afirma que foram encaminhados pelo Ministério Público Federal (MPF) à Promotoria de Justiça de Mata Grande cópias de processos que relatam a prática de atos irregulares com relação a contratos administrativos celebrados pelo município.

Segundo o que foi relatado na ação de improbidade, o prefeito Jacob e o então secretário de finanças – que é primo dele – teriam firmado um contrato com o empresário Kleber Malaquias de forma ilegal, pelo fato do município não ter realizado processo licitatório.

O MPE acusa os primos de terem se utilizado de uma situação de emergência pela qual passava o município na época para celebrarem um contrato de locação de veículos, cujo valor perante a lei exigia realização de licitação.

{relacionadas}O empresário Kleber afirmou publicamente em entrevistas concedidas a rádios e outros veículos de comunicação do estado que pagou propina ao prefeito e ao irmão dele, o presidente da Câmara Municipal, Júlio Brandão, além do ex-secretário Gabriel Brandão, que é primo dos dois. Malaquias afirmou que o prefeito tinha exigido R$ 13.800,00 como condição para que pudesse receber o pagamento referente ao serviço prestado.

Ainda publicamente, o empresário afirmou que mesmo pagando a propina exigida, o prefeito e o irmão não quitaram os valores referentes ao aluguel dos veículos. O mesmo disse também que pagava a prestação de um veículo Pajero, carro de luxo pertencente ao vereador Júlio Brandão, e que tinha como provar todas as acusações divulgadas.

Ainda na referida ação de improbidade, o Ministério Público pede liminarmente a indisponibilidade dos bens de Jacob, Gabriel e Kleber, além da condenação dos três à perda da função pública e dos valores acrescidos indevidamente ao patrimônio dos mesmos, suspensão dos direitos políticos, aplicação de multa civil, proibição para que não possam contratar com o poder público e ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos de Mata Grande.

Os três ainda podem se defender das acusações, mas se de fato a ação for julgada procedente, o prefeito será afastado do cargo e seu primo, o ex-secretário Gabriel Brandão, que seria um possível candidato à sucessão de Jacob na prefeitura, terá o sonho de chefiar o Executivo Municipal abortado, antes mesmo de se lançar como candidato.

Se for cassado, o prefeito Jacob Brandão percorrerá o mesmo caminho dos pais, os ex-prefeitos Cristina Brandão e Hélio Brandão, que tiveram os mandatos cassados por irregularidades.

A reportagem tentou contato com as pessoas citadas na ação civil, mas não obteve êxito com o prefeito Jacob e o vereador Júlio. Com o ex-secretário Gabriel, o telefone estava na caixa de mensagens, já o empresário Kleber Malaquias retornou a ligação para informar que ainda não foi comunicado oficialmente da ação e que no caso é apenas vítima, por ter sido extorquido pelos primos Brandão.

MAIS LIDAS

Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação
Prefeitura de Paulo Afonso divulga calendário de eventos de julho para celebrar 67 anos da cidade
Cenário Político
Repórter vai cobrir acidente e descobre que vítima é seu próprio irmão
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação/ Ascom/ Semob
Cenário Político

Salvador proíbe uso de patinetes elétricos para menores de 18

Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias
Cenário Político

MP-BA e Filhos de Gandhy firmam acordo por inclusão de homens trans

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso inaugura nova estrutura do Bolsa Família no BTN

Pessoa Jogando Lixo Para Fora Do Carro - Imagem: New Africa/Shutterstock
Cenário Político

Multa por lixo jogado de carro pode se tornar infração grave no CTB

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?