Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Velório de Andrey Rener reúne multidão em Paulo Afonso e momento comovente com cavalo marca despedida do vaqueiro

Influenciador “Rei do Fuá” é assassinado com 17 tiros na frente de casa

Bebê dado como morto chora dentro do caixão em pleno velório no Acre

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Mourão sobre fraude em urnas: “Não apareceu nenhuma prova concreta”

Última atualização: 24/12/2022 20:05
Compartilhar
Mourão
Mourão
Compartilhar

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que já foi diplomado como senador da próxima legislatura, falou sobre os planos para 2023. Mourão ressaltou que sua atuação no Congresso Nacional diferirá daquela que vivenciou em quatro anos como auxiliar do presidente Jair Bolsonaro.

- Anúncio-

Apesar de ter sido o terceiro colocado nas pesquisas eleitorais realizadas antes da eleição, o general da reserva do Exército Brasileiro conquistou quase 2,6 milhões de votos dos eleitores gaúchos e obteve a única cadeira em disputa no Senado Federal pelo Rio Grande do Sul. Inexperiente na política, Mourão acaba de ser eleito para o Legislativo e terá um período de oito anos no cargo.

Apesar de terem sido escolhidos para cargos de deputado, senador e governador no primeiro turno, alguns correligionários do presidente Jair Bolsonaro — que perdeu para o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — começaram a cogitar a hipótese de fraude nas urnas eletrônicas e no pleito como um todo.

Mourão, por outro lado, sustenta que “não existem provas tangíveis” que comprovem a fraude nos equipamentos de votação.

- Anúncio-

“Não é possível afirmar que houve fraude nas urnas, porque não há nenhuma evidência tangível sobre esse tema. O que penso que ocorreu, como ocorre com frequência na história do Brasil desde que implantamos o voto popular, é o voto de cabresto. O voto de cabresto foi uma situação muito comum no interior, em terras indígenas e em comunidades quilombolas, portanto, esse tipo de voto era muito comum”, opina o senador.

A técnica a que Mourão se refere é a obrigação de votos, às vezes com violência, em troca de benefícios, em lugares carentes. O ato era chamado de “coronelismo”, devido à influência que os coronéis tinham sobre seus funcionários na República Velha.

“Quando se analisam os dados das urnas de alguns locais, em que Bolsonaro não teve nenhum voto e Lula recebeu diversos, percebe-se que é típico caso de voto de cabresto. Não é uma mudança no procedimento da urna, mas é aquela questão de que, como um grupo reduzido de 200 ou 300 eleitores foi lá e votou, isso, numa eleição acirrada como essa que tivemos, teve um grande impacto na composição do [Lula]”, explica Mourão.

- Advertisement -
TAGS:Eleições 2022Jair BolsonaroMourão

MAIS LIDAS

“Meu coração está sofrendo”, diz mãe de jovem desaparecido há mais de uma semana em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Corpo de menino de 6 anos é encontrado dentro de mala em frente a cemitério
Polícia e investigação
Foto: Reprodução Tv Globo
Ação policial mata líder do tráfico baiano no Alemão e na Penha
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação/Govba/Flickr
Cenário Político

União Progressista exige que parlamentares do PP na Bahia escolham lado

Foto: Divulgação / Ssp-Ba
Cenário Político

Governo da Bahia assina projeto para investigar homicídios em Camaçari

Foto: Reprodução / Google Street View
Cenário Político

SPU cede espelho d’água à Mansão Victory Side em Salvador

Foto: Bahia Notícias
Cenário Político

Pablo Roberto (PSDB) confirma pré-candidatura a deputado em 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Cenário Político

Governo espera votação sobre limite de gastos antes de enviar medidas

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cenário Político

Câmara aprova licença menstrual de até dois dias sem perda de salário

Cenário Político

Bolsonaro apresenta piora no quadro de depressão, dizem aliados

Foto: Reprodução Redes Sociais
Cenário Político

TSE marca para 30 julgamento de registro do partido Missão

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?