Motofaixas surgiram para dar um espaço mais organizado às motos e tentar reduzir colisões nas vias — uma solução simples no papel, que exige regras claras e atenção de todo mundo no trânsito.
Como funcionam
Em 2022, a cidade de São Paulo começou a implantar motofaixas com um trecho experimental de 5,5 km na Avenida 23 de Maio. O chamado Projeto Faixa Azul acabou se expandindo e passou a cobrir 232,7 km na metrópole.
Na prática, as motofaixas são sinalizações pintadas no asfalto que reservam um espaço para motos entre as faixas veiculares 1 e 2. A ideia é organizar o fluxo e reduzir colisões, dando mais previsibilidade aos movimentos de motociclistas e motoristas.
Regras e uso
- O que é e como funciona: sinalização que reserva espaço e organiza trajetos de motos entre as faixas 1 e 2.
- Quem pode circular: em São Paulo as faixas não foram exclusivas para motos, mas deram preferência aos motociclistas.
- Horários: não houve restrição específica de dias ou horários para o uso das motofaixas.
- Regras: variaram por cidade; em Salvador, por exemplo, carros não foram penalizados por trafegar de forma permanente pela motofaixa, ainda que a prática tenha sido desaconselhada.
- Onde já há: além de São Paulo, outras cidades implantaram projetos próprios, algumas também com faixas na cor azul.
Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) deixou claro que as faixas azuis não seriam exclusivas para motos, apenas teriam prioridade — não houve obrigatoriedade de uso pelas motocicletas. O órgão sugeriu, quando o trânsito estivesse parado, uma velocidade máxima de 30 km/h para motos e permitiu que motoristas realizassem mudanças de faixa normalmente, sem penalidade.
Expansão para outros municípios
No estado de São Paulo, o município de Santo André recebeu autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para implantar as Faixas Azuis em 2024 e, desde então, ampliou o uso das sinalizações. No Rio de Janeiro, a primeira motofaixa foi implantada em agosto de 2024 na pista sentido Lagoa da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell. Em Salvador, na Bahia, a primeira motofaixa entrou em operação em março deste ano.
O modelo iniciado em São Paulo se espalhou para outras administrações municipais, que têm adotado versões próprias do projeto e regras locais para o uso das motofaixas. Como isso muda sua viagem diária? Depende — o importante é que as sinalizações venham acompanhadas de divulgação e respeito às regras por parte de todos.