Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Esposa de jovem executado em Delmiro Gouveia revela detalhes do crime

Homem embriagado resiste à prisão, é flagrado com drogas e danifica viatura da PM em Paulo Afonso

Jovem de Sítio do Quinto morre após passar por preenchimento de glúteo com hidrogel

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Moraes derruba parte de suspensão de ação contra Ramagem no STF

Moraes no STF decide sobre ação contra Ramagem. Ministro manteve processo para crimes antes da diplomação, derrubando parte da decisão da Câmara. Entenda.

Última atualização: 09/05/2025 12:09
Compartilhar
Foto: Fellipe Sampaio /Stf
Foto: Fellipe Sampaio /STF
Compartilhar

Imagine a expectativa: o julgamento virtual no Supremo Tribunal Federal (STF) começava a analisar a decisão da Câmara dos Deputados sobre a suspensão da ação contra o deputado Alexandre Ramagem. Mas a espera durou pouco. Minutos após o início, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, já proferiu sua decisão.

- Anúncio-

O que ele decidiu? Derrubar parte daquela decisão aprovada por 315 deputados na última quarta-feira. Moraes acatou a suspensão da ação contra Ramagem apenas nos dois crimes que, segundo o Tribunal, foram praticados após sua diplomação: dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

E os outros crimes? Aqueles supostamente cometidos antes da diplomação, como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado? Para esses, o ministro Alexandre de Moraes manteve a ação penal seguindo seu curso normal no STF.

Impacto nos Corréus

Moraes foi claro: a resolução aprovada pela Câmara é inaplicável em relação aos corréus citados na denúncia. Quem são eles? Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, além de outros implicados no caso.

- Anúncio-

A Base Constitucional da Decisão

Em seu voto, o ministro relator fez questão de destacar o papel do Congresso Nacional. Ele lembrou que, ao editar a Emenda Constitucional nº 35, o Congresso passou a admitir a suspensão de ação penal contra parlamentar somente sob uma condição: se o STF recebesse a denúncia e reconhecesse o crime como praticado após a diplomação.

E em outras situações? Moraes reforçou que ‘em nenhuma outra hipótese, a Constituição Federal estabeleceu a possibilidade de suspensão da atividade jurisdicional do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL pelo Poder Legislativo’, pontuou o ministro em sua decisão.

- Advertisement -

Próximos Passos no STF e o Trâmite na Câmara

E agora, como segue? O plenário virtual do STF receberá os votos dos demais ministros da Primeira Turma até o dia 13 deste mês. Após o voto de Moraes, a expectativa é pelos votos de Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Vale lembrar como essa decisão chegou ao STF. O projeto de resolução que pedia a suspensão foi apresentado pelo próprio Partido Liberal (PL) na Câmara. Ele passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde gerou um acalorado debate entre os deputados.

Depois da aprovação na CCJ, o que aconteceu? A matéria foi levada no mesmo dia ao plenário pelo presidente da Câmara, Hugo Motta. Lá, foi aprovada por 315 votos a favor (143 deputados votaram contra). Esta foi a primeira vez que a Câmara decidiu pela suspensão de uma ação penal contra um deputado federal, aplicando o preceito constitucional.

E qual foi a reação em outro campo? Durante uma manifestação em defesa da anistia para os presos do 8 de janeiro, em Brasília, Jair Bolsonaro, Michelle e outros parlamentares chegaram a comemorar a decisão da CCJ que suspendeu a ação contra Ramagem. Eles expressaram a crença de que essa decisão seria uma ‘salvação’ para o ex-presidente.

TAGS:#STFAlexandre de MoraesAlexandre Ramagem

MAIS LIDAS

Bolsonaro chegou a parar de respirar após crise de vômitos, diz Flávio
Cenário Político
Virgínia Fonseca faz viagem secreta e surge “no mesmo lugar” que Vini Jr
Entretenimento
Roberta Miranda diz que mãe rezava para ela morrer: “Não queria me ver gostar de mulher”
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Antônio Queirós / Cms
Cenário Político

Câmara de Salvador retoma formato itinerante com sessão em Itapuã

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Cenário Político

Everaldo Lopes protocola projeto para CAPS móveis em Salvador

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Cenário Político

Senador Otto Alencar diz que PEC da Blindagem não tem votos no Senado

Cenário Político

Início do Campeonato Gloriense de Futebol Society 2025

Cenário Político

Venda e consumo de álcool estão proibidos na CEASA de Paulo Afonso

Autoridades Já Discutiram A Possibilidade De Proibir Maçanetas Eletrônicas Por Motivo De Segurança (Imagem: Mulevich/Shutterstock)
Cenário Político

NHTSA investiga falha em maçanetas e travas do Tesla Model Y

(Imagem: Sasirin Pamai/Istock)
Cenário Político

Anvisa proíbe venda de dois suplementos e um azeite em todo o país

Foto: Divulgação / Prefeitura De Porto Seguro
Cenário Político

STF suspende reintegração de posse de 3.121 hectares em Trancoso

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?