Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

“Matei e, se ressuscitasse, matava de novo”, diz homem ao confessar homicídio na CEASA, em Paulo Afonso

Polícia prende suspeito após morte a facadas no Ceasa, em Paulo Afonso

Mulher é morta a tiros no centro de Paulo Afonso; vítima deixa duas filhas

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Cenário Político

Ministro do STF suspende instalação da comissão do impeachment

Última atualização: 09/09/2020 10:53
Compartilhar
Compartilhar

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ontem (8) à noite suspender a tramitação do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff até a próxima quarta-feira (16), quando o plenário da Corte deverá julgar pedido liminar do PCdoB sobre a constitucionalidade da Lei 1.079/50, que regulamentou as normas de processo e julgamento do impeachment.

- Anúncio-

A decisão impede a Câmara dos Deputados de instalar a comissão especial do impeachment até a decisão do Supremo sobre a validade da lei. A pedido do partido, Fachin decidiu paralisar a tramitação para evitar que atos futuros possam ser anulados pela Corte.

Uma das questões levantadas pelo ministro, por exemplo, e que serão analisadas pelo plenário, foi a votação secreta realizada hoje na Câmara dos Deputados para eleger os membros da comissão. No despacho, Fachin ressalta que a Constituição e o Regimento Interno da Câmara não preveem votação fechada.

A assessoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou, após a decisão do ministro Luiz Edson Fachin, que Cunha só vai se pronunciar após receber a comunicação oficial do Supremo a respeito do ato.

- Anúncio-

Os 26 membros titulares e os 42 suplentes da comissão especial da Câmara criada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para analisar, dar parecer e votar o pedido de abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, deveriam ser eleitos nesta quarta-feira (9), na sessão ordinária da Câmara. Os nomes dos deputados que concorreriam à eleição deveriam ser registrados pelos partidos até as 14h, horário do inicio da sessão. A votação seria o primeiro item da pauta e deveria começar por volta das 17h30, quando fosse atingido o quórum de 257 deputados.

A sessão de votação de terça-feira, que elegeu a chapa 2, intitulada Unindo o Brasil, por 272 votos contra 199 da chapa oficial,  começou com muito tumulto, uma vez que deputados contrários ao processo secreto de votação e ao lançamento de uma chapa alternativa para concorrer à comissão se desentenderam com os defensores do voto secreto e da chapa alternativa. O presidente da Câmara criticou os incidentes e afirmou que existe fórum apropriado para as contestações e não com o uso de violência.

- Advertisement -

“Houve incidentes desnecessários, quebradeiras, agressões, coisas que as imagens [gravações] mostram. Alguma coisa tem que ser feita. Não se pode permitir que um tumulto dessa natureza afete o processo legislativo normal”, disse Cunha após a sessão. “Se alguém tem alguma contestação a fazer, tem o fórum apropriado para fazer, mas jamais na forma de agressão, quebradeira, depredação de patrimônio público. Tudo que está ali vai ser palco de representações que serão feitas”, disse o presidente da Câmara.  

Cunha justificou a realização da votação secreta e disse que a eleição foi feita com base no artigo 188, inciso 3º de Regimento Interno: “Não vejo possibilidade de uma decisão que pode reverter isso. A eleição aberta será no julgamento do próprio impeachment. O que houve foi uma disputa partidária interna”. Segundo ele, a eleição da Mesa e outras  eleições são assim, sem encaminhamentos.

 

 

 

MAIS LIDAS

Mulher é morta a tiros no centro de Paulo Afonso; vítima deixa duas filhas
Polícia e investigação
Estado de saúde de Mari Fernandez piora e cantora cancela shows
Entretenimento
Carlinhos Maia ofereceu contrato milionário para Lucas ficar solteiro; veja os detalhes
Entretenimento
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Youtube
Cenário Político

Mortes na Faixa de Gaza chegam a 60 mil; crise humanitária agrava

Cenário Político

Seplan Bahia abre inscrições para agente de desenvolvimento territorial em Paulo Afonso

Cenário Político

Governo da Bahia anuncia construção de 4 mil moradias rurais para agricultores, indígenas e quilombolas

Foto: Reprodução / Radar News
Cenário Político

Exoneração na Seap: Gestores são desligados após fugas

Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Cenário Político

Renan Filho elogia lei de licenciamento e prevê vetos de Lula

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Cenário Político

Congresso retoma trabalhos com pauta de reformas e anistia

Foto: André Carvalho / Bn Hall
Cenário Político

Isabela Suarez toma posse como presidente da ACB em Salvador

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil/Arquivo
Cenário Político

Coronel réu nega trama golpista e diz que encontro era de amigos

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?