Connect with us

Cenário Político

Ministro de Lula confessa que teria dificuldades em responder as questões do Enem sobre agronegócio

Carlos Fávaro revela desafio em perguntas sobre agronegócio no Enem

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Em um relato surpreendente, Carlos Fávaro, o Ministro da Agricultura do governo Lula, revelou que teria dificuldades em responder corretamente às questões sobre agronegócio presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A confissão foi feita na quarta-feira (8), em meio a um cenário de contestações por parte da bancada ruralista no Congresso Nacional.

Durante uma coletiva, Fávaro expressou que seu conhecimento empírico e vivencial sobre o setor o levaria a escolher respostas diferentes das consideradas corretas pelo exame. “Se eu estivesse fazendo a prova, eu iria errar umas duas ou três questões porque eu vivo e sei a qualidade de vida, eu sei o desenvolvimento que o agro é para essas regiões”, disse ele.

O Enem deste ano abordou, em três de suas questões, temas controversos relacionados ao agronegócio, incluindo os impactos negativos no Cerrado, a influência da nova corrida espacial financiada por magnatas bilionários e o avanço do cultivo da soja e seu papel no desmatamento da Amazônia.

A sinceridade do Ministro vem em um momento onde o exame, que serve como principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, enfrenta críticas sobre seu conteúdo e a natureza das questões propostas. O posicionamento de Fávaro reforça a discussão sobre o alinhamento entre o conhecimento técnico-científico avaliado pelo Enem e a percepção daqueles que estão imersos na prática cotidiana das atividades do agronegócio.

Mais Lidas