Connect with us

Cenário Político

Ministra da Saúde aborda desafios na vacinação contra a dengue: ‘Negacionismo’

Ministra Nísia Trindade discute estratégias para combater a baixa adesão à vacinação contra a dengue, incluindo redistribuição de doses.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Reprodução/ Redes sociais

Na mais recente reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, abordou o desafio da baixa adesão à vacinação contra a dengue, que tem causado preocupações quanto ao risco de desperdício de doses que expiram em abril. Diante de questionamentos sobre estratégias para mitigar esse problema, a ministra revelou que já está sendo implementado um plano B, que consiste na redistribuição das vacinas para 154 novos municípios.

Nísia Trindade explicou que a seleção desses municípios foi baseada em “critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização”, e que a decisão foi tomada coletivamente, em conjunto com estados e municípios, por meio de seus respectivos conselhos nacionais. “Não é uma decisão isolada da ministra da Saúde”, enfatizou, destacando a natureza colaborativa da medida.

A ministra também comentou sobre a resistência à vacinação, mencionando que o negacionismo tem sido um obstáculo significativo. “Já estamos fazendo a redistribuição, mas, se não houvesse um negacionismo às vacinas, certamente as famílias estariam levando as suas crianças e seus jovens para serem vacinados. Esse é o ponto fundamental que eu queria colocar”, afirmou durante o encontro. Essa resistência tem impactado diretamente nos esforços para aumentar a cobertura vacinal entre os grupos elegíveis para a imunização contra a dengue.

Mais Lidas