Connect with us

Cenário Político

Ministério da Educação analisa abertura de curso de medicina em Ribeira do Pombal

Com fim de veto, Ribeira do Pombal está entre os municípios baianos que podem receber novos cursos de medicina.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

IMAGEM ILUSTRATIVA

Ribeira do Pombal, Bahia – Após o término do veto do governo Michel Temer que congelou a abertura de novos cursos de medicina no Brasil por cinco anos, Ribeira do Pombal poderá ser um dos municípios beneficiados com um novo curso na área. O veto, que foi instituído em 2018, chegou ao fim em abril deste ano. Contudo, empresas de educação discordaram das regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF).

As informações são do Portal ChicoSabeTudo.

Expansão nacional

O Ministério da Educação prevê a abertura de até 5.700 vagas, distribuídas em no máximo 95 novos cursos de medicina em todo o país. Segundo critérios governamentais, esses novos cursos poderão ser instalados apenas em municípios previamente selecionados.

Bahia na mirada

Para o estado da Bahia, o governo federal prevê a criação de 15 novos cursos, totalizando 900 vagas. Esses cursos deverão atender 257 municípios e serão instalados em 16 cidades já identificadas como regiões de saúde pelo governo. Entre essas cidades está Ribeira do Pombal, que foi pré-selecionada com base em um estudo do Ministério da Saúde.

Pré-seleção e controvérsias

O governo federal baseou a escolha desses municípios em um estudo realizado pelo Ministério da Saúde. Além de Ribeira do Pombal, outras cidades baianas como Brumado, Camaçari, e Feira de Santana também foram pré-selecionadas. No entanto, as novas regras propostas pelo MEC geraram polêmica e foram alvo de ações judiciais, colocando em dúvida o futuro desses novos cursos.

Próximos passos

A possibilidade de abertura de novos cursos ainda depende de decisões judiciais e da conclusão das normas regulamentadoras pelo Ministério da Educação. A comunidade acadêmica e a população de Ribeira do Pombal aguardam com expectativa os próximos desdobramentos.

Mais Lidas