A Meta anunciou nesta sexta‑feira (26) que o Instagram e o Facebook agora oferecem, no Reino Unido, versões pagas sem anúncios. As versões gratuitas continuam disponíveis para quem preferir seguir vendo publicidade.
O que mudou
A assinatura vale apenas para a conta principal e teve preços diferentes entre web e aplicativos. Foram divulgados os valores:
- Web: £2,99 por mês (R$ 21,50) para a conta principal; £2 por mês (R$ 14,30) para contas secundárias.
- Aplicativo (iOS e Android): £3,99 por mês (R$ 28,50) para a conta principal; £3 por mês (R$ 21,50) para contas secundárias.
A empresa explicou que os preços são mais altos nos aplicativos por causa das taxas cobradas pela Google e pela Apple sobre transações nas lojas de apps.
Privacidade e dados
Quem assinar a versão paga não terá os dados coletados para fins publicitários. Já as contas que ficarem na versão gratuita continuarão a ter dados coletados para direcionamento de anúncios. Segundo a Meta, a alternativa oferece aos usuários a escolha sobre o uso das suas informações para publicidade.
Vibes: vídeos gerados por IA
Na mesma semana, a Meta lançou o Vibes, um feed de vídeos curtos gerados por inteligência artificial, disponível no aplicativo Meta AI e no site meta.ai. A ferramenta permite criar conteúdos do zero ou remixar produções existentes, adicionando música, imagens e estilos antes de compartilhar no Instagram e no Facebook.
A iniciativa foi apresentada como uma forma de cumprir as diretrizes do Escritório do Comissário de Informação do Reino Unido (ICO) e de dar aos usuários uma alternativa sobre o tratamento de dados para publicidade. Afinal, quem não quer ter mais controle sobre suas informações?