O Ministério da Educação (MEC) planeja lançar uma plataforma de estudos online e gratuita, voltada para os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda no segundo semestre deste ano. A informação foi confirmada na última segunda-feira (30) pelo ministro Camilo Santana, durante visita ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
A iniciativa visa oferecer um recurso de apoio aos participantes do exame, que incluirá funcionalidades como a resolução de dúvidas e a correção de exercícios. Para otimizar a experiência de aprendizado, a ferramenta contará com o auxílio de inteligência artificial. Detalhes sobre o acesso e os conteúdos que farão parte da plataforma ainda não foram divulgados pela pasta.
Novidades para o Enem 2025
O Enem 2025 terá suas provas aplicadas em duas datas distintas na maior parte do Brasil: 9 e 16 de novembro. Contudo, em virtude da realização da COP30, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, localizadas no estado do Pará, terão um calendário diferenciado, com as provas marcadas para 30 de novembro e 7 de dezembro.
Recentemente, o prazo para pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025 foi encerrado em 27 de junho, após uma prorrogação concedida pelo Inep, órgão responsável pela organização do exame.
“A ideia é lançar neste segundo semestre e entregar para os alunos se prepararem para o Enem”, declarou Camilo Santana sobre a nova plataforma.
Crescimento no número de inscritos
O ministro também mencionou o aumento significativo no número de inscritos para a edição de 2025. Em 16 de junho, Santana havia informado que o exame registrou mais de 5,5 milhões de inscrições. Embora o balanço final ainda não tenha sido divulgado, a expectativa é que o Enem deste ano supere em pelo menos meio milhão o total de participantes de 2024.
Esse crescimento reflete um esforço do MEC para reverter uma tendência de queda no número de inscritos, observada desde 2023. Entre as medidas adotadas para impulsionar a participação, destaca-se a implementação da pré-inscrição para alunos do terceiro ano do ensino médio, uma novidade para esta edição.
Estrutura das provas
O primeiro dia de aplicação do Enem contemplará as áreas de linguagens, ciências humanas e a redação, com os candidatos tendo cinco horas e 50 minutos para a realização das provas. No segundo dia, os temas abordados serão ciências da natureza e matemática, e os estudantes disporão de cinco horas para completar o exame.