Connect with us

Cenário Político

Lula pede perdão por declaração polêmica e promete inclusão para pessoas com deficiência

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais neste sábado (22/4) para se desculpar após uma declaração controversa sobre pessoas com deficiência intelectual. A fala ocorreu na semana passada, durante uma reunião com ministros e governadores para discutir medidas de prevenção à violência nas escolas. Na ocasião, o mandatário mencionou que pessoas com problemas mentais têm “desequilíbrio de parafuso” e associou a possibilidade de tragédias a esse grupo.

Após a repercussão negativa da declaração, o presidente recorreu ao Twitter para pedir desculpas. Em sua mensagem, Lula afirmou que “não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental”. Ele acrescentou que aprendeu com o episódio e está disposto a evoluir para incluir e respeitar todas as pessoas, especialmente as com deficiência intelectual e questões relacionadas à saúde mental.

No pedido de desculpas, o chefe do Executivo enfatizou a importância de não reproduzir estereótipos negativos e se comprometeu a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados no país. Reconhecendo a presença significativa de pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil, o presidente reiterou sua disposição em promover a inclusão e o respeito como meio de avançar enquanto pessoas, país e sociedade.

A retratação de Lula vem em um momento importante para a discussão sobre a inclusão de pessoas com deficiência e a destigmatização da saúde mental no Brasil. A conscientização sobre a necessidade de políticas públicas que atendam às necessidades específicas dessa parcela da população vem crescendo, assim como a urgência em combater preconceitos e estereótipos negativos que afetam a qualidade de vida e o bem-estar desses indivíduos.

Mais Lidas