Connect with us

Cenário Político

Lula e Macron saboreiam culinária baiana em almoço diplomático

Encontro no Itamaraty entre Lula e Macron destaca gastronomia baiana com pratos como acarajé e moqueca preparados por chefs renomados.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Durante um almoço no Itamaraty, marcando um encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, a culinária baiana foi a grande protagonista. Na quinta-feira (28), pratos típicos como acarajé, vatapá e moqueca se destacaram no cardápio, preparados por chefs renomados de estabelecimentos conhecidos: Morena Leite, do Capim Santo, e a dupla Dante e Kafe Bassi, do Manga.

O Capim Santo, com uma filial no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, Bahia, e o Manga, localizado em Salvador, foram os responsáveis pela elaboração das iguarias. Morena Leite compartilhou em sua conta no Instagram detalhes do menu, que incluíram petiscos inovadores como mini acarajé de capim santo com vatapá de frutos do mar, bombom de camarão com chutney de manga e coxinha de batata doce com galinha de angola.

O cardápio também contou com pratos diversificados como empadinha de polvo com quinoa, taco negro com humus de feijão, ravioli de tapioca com queijo da canastra e molho de ervas, além de uma seleção que incluía moqueca de ovo, robalo assado e uma singular galinhada com mini arroz.

Sob a temática “Brasil em Sabores”, o almoço homenageou os biomas nacionais, trazendo elementos do Cerrado, da Mata Atlântica e da Caatinga, realçando a riqueza dos ingredientes brasileiros. O convite para este evento partiu da primeira-dama, Janja Lula, e foi um orgulho para Morena Leite, que ressaltou a importância de valorizar os produtos locais, um aprendizado adquirido durante sua formação na Le Cordon Bleu, em Paris, e que tem aplicado em sua carreira gastronômica no Brasil.

A visita de Macron ao Brasil durou três dias, incluindo passagens por Belém, no Pará, Itaguaí, no Rio de Janeiro, São Paulo, e culminando no Distrito Federal, simbolizando um momento de intercâmbio cultural e diplomático entre as duas nações.

Mais Lidas