Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Garota de programa morre após ser contratada para realizar “fetiche doido”

Homem embriagado resiste à prisão, é flagrado com drogas e danifica viatura da PM em Paulo Afonso

Jovem de 18 anos é preso com revólver calibre .38 e munições no BTN III, em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Lula diz que avaliará projeto que equipara aborto a crime de homicídio ‘quando voltar ao Brasil’

Lula declarou que examinará a proposta sobre aborto, aprovada pela Câmara, assim que retornar ao Brasil de viagem à Suíça.

Última atualização: 14/06/2024 12:42
Compartilhar
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (13), durante um evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça, que avaliará a situação do projeto de lei sobre o aborto assim que retornar ao Brasil. A declaração foi dada após a aprovação de um requerimento de urgência pela Câmara dos Deputados, que acelera a tramitação de uma proposta que equipara abortos realizados após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, com penas de 6 a 20 anos de prisão.

- Anúncio-

Lula afirmou a jornalistas que tomará conhecimento detalhado do texto: “Deixa eu voltar para o Brasil e tomar pé da situação”. A proposta, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), modifica o Código Penal para que, em casos de viabilidade fetal, o aborto seja proibido mesmo em situações decorrentes de estupro. Atualmente, o aborto é permitido no Brasil em três casos: gravidez resultante de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia do feto.

A votação que aprovou a urgência ocorreu de forma simbólica e rápida na quarta-feira (12), sem a necessidade de registro formal dos votos. Após a aprovação da urgência para o projeto “anti delação”, o presidente da Câmara, Arthur Lira, não informou imediatamente qual seria o próximo item a ser deliberado, anunciando a aprovação logo em seguida.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva se posiciona contra a proposta, que pode, por exemplo, impor penas mais severas às vítimas de estupro do que aos próprios estupradores, já que o crime de estupro tem uma pena máxima de 12 anos, enquanto o de homicídio simples pode chegar a 20 anos.

- Anúncio-

O avanço do projeto também responde a uma recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes emitiu uma liminar anulando uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que dificultava o aborto decorrente de estupro, proibindo a abertura de novos procedimentos baseados na mesma norma. A resolução do CFM proibia a técnica de assistolia fetal para interromper a gravidez em casos de estupro com mais de 22 semanas. A suspensão profissional de médicas que realizaram esses abortos gerou protestos na sede do Conselho Regional de Medicina, em São Paulo.

Lula, em sua participação no Fórum Inaugural da Coalizão para Justiça Social, discutiu temas como a redução das desigualdades sociais, a implementação de direitos trabalhistas integrados aos direitos humanos, e a promoção do trabalho decente. Ele co-presidirá a coalizão ao lado do diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo.

- Advertisement -
TAGS:AbortoCâmara dos DeputadosGenebralulaprojeto de lei

MAIS LIDAS

Homem embriagado resiste à prisão, é flagrado com drogas e danifica viatura da PM em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Acidente em São José da Tapera mata pai e filha; subtenente da PM é socorrido
Polícia e investigação
Jovem com passagens policiais é assassinado em Delmiro Gouveia
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação / Speedbird Aero
Cenário Político

CGP de Salvador aprova escopo de MIP para projeto de droneportos

Foto: Max Haack / Divulgação
Cenário Político

Flávio Matos no PL pode dividir votos e impactar Camaçari

Foto: Camila Souza / Govba
Cenário Político

Governo da Bahia propõe abono de 20% sobre quarta parcela do Fundef

Foto: Paulo Dourado / Bahia Notícias
Cenário Político

Cláudio Tinoco não disputará vaga de deputado em 2026 e apoia ACM Neto

Foto: Betto Jr./ Secom Pms
Cenário Político

Geração SSA: 400 jovens concluem 1ª fase; abertas 3,7 mil vagas

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Cenário Político

Félix Mendonça Jr. nega entrada em bloco de deputados do PP na Bahia

Foto: Reprodução / Tv Câmara
Cenário Político

Reunião da Câmara em Salvador é adiada após ausência de Tiago Dantas

Cenário Político

Bolsa presença: Governo da Bahia libera crédito de agosto para estudantes

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?