Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem é encontrado morto próximo à Praça de Eventos em Santa Brígida

Idoso suspeito de decapitar jovem após rejeição amorosa morre em hospital

Homem morre após capotamento na BR-235 em Jeremoabo, Bahia

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Lula declara que não há “nada de anormal” no processo eleitoral da Venezuela

Em entrevista, Lula declara que o processo eleitoral na Venezuela é normal, apesar das acusações de fraude pela oposição.

Última atualização: 30/07/2024 18:59
Compartilhar
Compartilhar

Em uma entrevista concedida nesta terça-feira, 30 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não vê nenhuma anormalidade no processo eleitoral da Venezuela, onde o presidente Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela) foi reeleito. Apesar das acusações de fraude feitas pela oposição, Lula destacou que a Justiça deve ser a responsável por decidir sobre a validade do pleito.

“Não há nada de grave, nada de assustador. Vejo a imprensa brasileira tratando isso como se fosse a 3ª Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Houve uma eleição, alguém disse que obteve 51%, outro afirmou ter recebido 40 e poucos por cento. Se há discordância, leva-se à Justiça, que tomará a decisão”, declarou Lula durante entrevista à afiliada da TV Globo em Mato Grosso. O presidente ressaltou que está convencido de que o processo foi normal, mas enfatizou a necessidade de esperar os dados eleitorais completos para reconhecer oficialmente o resultado.

Lula explicou que é comum haver disputas eleitorais e que estas devem ser resolvidas apresentando a ata eleitoral. Se houver dúvidas entre a oposição e a situação, cabe à Justiça analisar o recurso apresentado. “Estou convencido de que é um processo normal, tranquilo”, afirmou. Ele também sublinhou que, uma vez confirmadas as atas e consagrado o resultado, todos devem reconhecer a vitória eleitoral na Venezuela.

O presidente mencionou ainda a proposta de uma nota conjunta entre Brasil, México e Colômbia sobre o tema, defendendo o fim da ingerência externa na Venezuela e a importância da transparência para o governo Maduro. “Quanto mais transparência houver, mais chance Maduro terá de governar a Venezuela com tranquilidade. Precisamos acabar com a ingerência externa nos países. A Venezuela tem o direito de desenvolver seu próprio modelo de crescimento e desenvolvimento sem bloqueios”, pontuou.

Na segunda-feira, 29 de julho, Celso Amorim, assessor especial para política externa do Palácio do Planalto, e o Itamaraty informaram que o Brasil aguardava a publicação oficial dos resultados das eleições pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) venezuelano, prevista para até sexta-feira, 2 de agosto. Amorim ressaltou que o governo brasileiro está atento ao respeito à vontade popular venezuelana e avaliará os resultados com cautela antes de reconhecer a vitória de Maduro.

Contrariando a declaração de normalidade de Lula, o Itamaraty orientou a embaixadora brasileira a não participar do evento de proclamação do resultado da vitória de Maduro.

TAGS:JustiçalulaNicolás Maduroprocesso eleitoralVenezuela

RELACIONADAS

Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias
AL-BA aprova LDO 2026 e projetos do governo antes de recesso
12A_Conheca-As-Vantagens-Em-Optar-Pelo-Saque-Aniversario-Fgts_Revisado.png
Saque-aniversário FGTS: R$ 6,4 bilhões liberados; confira o calendário
Milton-Cavalo-2773739-Article.jpeg
Operação Sem Desconto: Sindnapi do irmão de Lula investigado por repasses do INSS
Política baiana: articulações, encontros e desafios de lideranças
PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem por uso ilegal da Abin para espionagem
Paulo Afonso recebe viatura pick-up e cinco motoviaturas para reforço da segurança pública

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Cenário Político

Secretário de Saúde de Salvador: maternidade não é preocupação

Foto: Bruno Spada/Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Câmara aprova urgência para projeto que derruba decreto do IOF

Foto: Bruno Spada / Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Câmara aprova urgência para projeto que anula decreto do IOF

Foto: Wuiga Rubini / Govba
Cenário Político

Obras de saneamento em Feira de Santana: Jerônimo autoriza licitação

53628083405_9Eff29Bda1_O.webp
Cenário Político

Bolsa Família de junho começa a pagar bônus especial neste 16 de junho

Foto: José Cruz / Agência Brasil
Cenário Político

Pesquisa Ipsos-Ipec: Governo no INSS é mal avaliado por 54%

Capa.png
Cenário Político

Justiça eleitoral rejeita fraude à cota de gênero em Paulo Afonso e mantém mandatos do PP

Img_2963.Jpeg.webp
Cenário Político

Deputado Mário Negromonte Júnior entrega tratores a três comunidades rurais de Paulo Afonso

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?