Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Jovem é encontrado morto com marcas de tiros na cabeça na zona rural de Glória, Bahia

‘Eu aceito o Senhor’: jovem é morto a tiros horas após se converter à religião evangélica na Bahia

Saiba quem é a influenciadora apontada como affair de Virgínia Fonseca

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Lula assina MP para redução na conta de luz até 2026

Presidente Lula assina MP que visa investir em energia sustentável, prometendo redução de até 5% nas contas de luz.

Última atualização: 09/04/2024 21:42
Compartilhar
Compartilhar

Na terça-feira (09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a assinatura de uma medida provisória (MP) crucial no Palácio do Planalto, inaugurando uma fase promissora para a sustentabilidade energética e a economia dos brasileiros. Esta MP ambiciona fomentar o investimento em fontes de energia renovável – como a hidroelétrica, eólica, solar e biomassa – e simultaneamente conter os aumentos anuais na tarifa de energia elétrica até 2026. Com um investimento previsto de R$ 165 bilhões, espera-se não só um fortalecimento do setor energético sustentável mas também a geração de aproximadamente 400 mil empregos através de capital privado.

Este movimento estratégico possibilitará a integração de até 34 gigawatts (GW) de nova capacidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme projeções do Ministério de Minas e Energia (MME). Tal expansão é vista como um passo significativo na direção de uma matriz energética mais limpa e eficiente.

A MP também tem como objetivo acelerar o uso dos fundos obtidos na privatização da Eletrobras. Estes recursos, inicialmente destinados a cobrir os custos extras gerados pela pandemia e pela crise hídrica de 2021, agora servirão para amenizar os reajustes nas contas de luz, com uma redução estimada entre 3,5% e 5%.

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, criticou as políticas anteriores que resultaram em altos juros e encargos financeiros para os consumidores, principalmente os mais vulneráveis. A nova MP visa eliminar esses encargos, ressaltando um esforço governamental para liquidar dívidas com juros abusivos, que somam cerca de R$ 11 bilhões, herança de um período marcado por dificuldades hídricas e sanitárias.

Em um pronunciamento, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, reforçou o compromisso do governo em promover a energia limpa sem onerar o consumidor, destacando o potencial competitivo do Brasil no setor. A oficialização da MP ocorrerá com sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), aguardada para quarta-feira. A MP entra em vigor imediatamente, mas requer aprovação legislativa dentro de 120 dias.

Um aspecto particularmente relevante da MP é a inclusão de ajustes para alinhar os aumentos tarifários no Amapá à média da Região Norte, em resposta a um previsto aumento de 44% – uma correção de uma disparidade considerada injusta. Esta medida vem após um episódio crítico em novembro de 2020, quando mais de 90% da população do Amapá enfrentou um dos mais severos e prolongados apagões do país, ressaltando a importância de políticas energéticas equitativas e sustentáveis.

TAGS:Energia Sustentávelinvestimento em energialulamedida provisóriaredução de conta de luz

MAIS LIDAS

Jovem é encontrado morto com marcas de tiros na cabeça na zona rural de Glória, Bahia
Polícia e investigação
Saiba quem é a influenciadora apontada como affair de Virgínia Fonseca
Entretenimento
Rondesp apreende drogas e prende suspeito durante patrulha no centro de Paulo Afonso
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Sandra Travassos / Al-Ba
Cenário Político

AL-BA condena tarifas EUA e carta de Trump: Brasil não será intimidado

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Cenário Político

Vereador de Queimadas protesta com bolo contra 43 anos sem asfalto na BA-120

Cenário Político

Kleber Rosa pede ao STF prisão de Bolsonaro após taxação dos EUA

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Cenário Político

Lula define nomes para o TSE com escolhas de Dino e Moraes

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?