Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Sessão da Câmara de Paulo Afonso registra tumulto e Guarda Municipal intervém

SineBahia de Paulo Afonso abre vagas de emprego nesta terça-feira, 9 de setembro

Médica acusada de matar marido em Aracaju é encontrada morta na prisão

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Loteba: Bobô propõe destinar parte dos recursos ao esporte

Deputado Bobô apresentou emenda ao projeto da Loteba para destinar parte das receitas ao esporte, alegando impacto social e voltado à juventude.

Última atualização: 11/09/2025 18:53
Compartilhar
Foto: Feijão Almeida / Govba
Foto: Feijão Almeida / GovBA
Compartilhar

O deputado estadual Bobô (PCdoB) apresentou, nesta quinta‑feira (11), uma emenda ao projeto do governo que propõe a criação da Loteria do Estado da Bahia (Loteba). A ideia principal: destinar parte dos lucros também ao esporte.

- Anúncio-

O que originalmente estava proposto

No texto enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), as receitas da Loteba seriam aplicadas em ações de assistência social, educação e cultura. O projeto chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL‑BA) na terça‑feira (9) e foi noticiado em primeira mão pelo site Bahia Notícias.

O que a emenda acrescenta

Na justificativa, Bobô argumenta que incluir o esporte amplia o alcance social dos recursos. Segundo o parlamentar, a prática esportiva ajuda a incluir jovens em situação de vulnerabilidade, incentiva hábitos saudáveis, contribui para a prevenção da violência e fortalece a formação cidadã e a autoestima.

E por que isso importa? Porque, na visão da emenda, investir em esporte não é só apoiar competições: é fortalecer políticas públicas que atuem direto na vida de crianças e adolescentes.

- Anúncio-

Bobô resumiu o argumento dizendo que a inclusão do esporte tornaria mais ampla a distribuição dos benefícios sociais e reforçaria medidas de incentivo à prática desportiva, com impacto especialmente sobre a juventude e na prevenção da violência.

Administração e trâmite

No texto do governo, a administração dos serviços lotéricos ficaria a cargo da Empresa Baiana de Ativos S.A. (Bahiainveste). Até então, a antiga Loteba estava vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz‑BA). A loteria estadual foi criada em 1963 pela lei nº 1.951, sancionada pelo governador Antonio Lomanto Jr., e teve as operações encerradas no final da década de 1980 pelo então governador Nilo Coelho.

- Advertisement -

O projeto permite que a Bahiainveste execute diretamente as operações lotéricas ou as delegue a terceiros por meio de permissão, concessão ou parcerias, observando a legislação das estatais. Mas a delegação não alcançaria as atividades de regulação, controle e fiscalização, que permaneceriam sob responsabilidade do Estado.

Como a proposta chegou ao Legislativo sob regime de urgência, o projeto e a emenda foram remetidos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda nesta semana, com expectativa de análise já na sequência.

Contexto legal e estudos

Nos últimos anos, mudanças na lei das apostas esportivas e dos jogos online limitaram a atuação dos governos estaduais sobre loterias. Em 2020, porém, o Supremo Tribunal Federal entendeu que a União não poderia monopolizar o serviço, abrindo caminho para o retorno das loterias estaduais.

O governo vinha estudando a concessão dos serviços lotéricos: em abril, a Bahiainveste assinou um termo de cooperação para realizar estudos técnicos, econômico‑financeiros e jurídicos visando modelar uma eventual concessão.

Em resumo: a emenda de Bobô quer incluir o esporte entre os destinos dos recursos da Loteba, e o projeto segue agora pelos trâmites da Assembleia enquanto são feitos estudos sobre como gerir e conceder os serviços lotéricos no estado.

TAGS:esporteLoteba
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Secretaria de Saúde de Paulo Afonso nega denúncia de negligência após morte de bebê em maternidade
Cenário Político
Médico amputa as próprias pernas para receber indenização milionária e é condenado
Curiosidades e Tecnologia
Julgamento Bolsonaro: Cármen Lúcia vota hoje e pode formar maioria para condenação
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Urna Eletrônica.
Cenário Político

TRE-BA transfere 11 seções em Salvador para escola com acessibilidade

Cenário Político

Roraima entra no Sistema Interligado Nacional e corta gasto de R$ 600 milhões por ano

Cenário Político

Nova lei do INSS cria bônus para acelerar a fila — entenda o que muda

Foto: Reprodução / Google Street View
Cenário Político

Sedur altera condicionantes da licença ambiental do Bahia Othon Palace

Cenário Político

Prefeitura de Glória realiza ações de cuidado, desenvolvimento e entrega de certificados e kits do Programa Criança Feliz

Foto: Reprodução / Tv Bahia
Cenário Político

Igreja São Miguel das Figuras corre risco de desabamento, diz MP-BA

Foto: Divulgação / Ufba
Cenário Político

Conder abre licitação para recuperar telhados do Museu de Arte Sacra

Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução / Estudos Bndes
Cenário Político

Ministério aprova R$ 7,15 mi para estudos da Rota dos Sertões

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?