O prefeito Bruno Reis anunciou, nesta quinta-feira (3), a abertura de uma licitação de R$ 264 milhões para a compra de novos ônibus em Salvador. Serão veículos do modelo Euro 6 e equipados com ar-condicionado, contemplando tanto a frota convencional quanto os coletivos do STEC, os chamados ‘amarelinhos’.
O contexto do anúncio
A declaração foi feita durante a entrega de novas unidades habitacionais e de um Ecoponto no bairro Mané Dendê. Segundo a prefeitura, a aquisição abrange ônibus convencionais e aqueles destinados aos permissionários do sistema.
Reis explicou que a licitação vai contemplar a compra desses veículos — os convencionais selecionados no PAC 1 e os ‘amarelinhos’ no PAC 2 — encerrando negociações e pendências burocráticas para avançar com a renovação.
Além disso, o prefeito informou que estão previstas a renovação de 180 veículos do STEC. A expectativa é que, com a compra da prefeitura e os investimentos que os operadores terão de fazer nos próximos quatro anos, em 2028 toda a frota conte com ar-condicionado.
Quem não gostaria de pegar um ônibus mais confortável nos dias de calor? A combinação de compras públicas e investimentos privados é a aposta para deixar o transporte público de Salvador mais moderno e com ar-condicionado para todos.

