Connect with us

Cenário Político

Kleber Rosa pede fim da Polícia Militar no Brasil

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Kleber Rosa Pede Fim Da Polícia Militar No Brasil

Na quarta-feira (11), Kleber Rosa, ex-candidato ao Governo da Bahia, ativista do movimento negro, cientista social e secretário de Comunicação do PSOL Bahia, defendeu, o fim da Polícia Militar.

O psolista, que também é investigador da Polícia Civil, salientou que o Brasil é um dos poucos países que mantém a polícia militarizada e enfatizou que o foco das ações policiais deve ser a investigação criminal e não o paradigma de polícia que segue uma lógica de guerra, focada no confronto.

O modelo de militarização da polícia brasileira tem sido criticado e discutido por diversos grupos. Desta vez, a declaração foi dada durante uma conversa à Rádio Sociedade da Bahia, ao programa “Conexão Bahia”.

Kleber mencionou o exemplo dos Estados Unidos, onde a polícia não é militarizada e, segundo ele, segue o “ciclo completo”.

 “Precisamos de um modelo de segurança pública que tenha como foco a Polícia Civil e o trabalho de investigação criminal para aumentarmos o percentual de elucidação dos crimes e para combatermos de forma mais eficaz as grandes organizações criminosas”, afirmou.

Em comparação com a polícia americana, Kleber explicou que os policiais, por lá, iniciam fazendo o trabalho ostensivo nas ruas e, com o tempo, tornam-se investigadores e detetives.

“O ostensivo fica a serviço da investigação. As pessoas se enganam quando vêm o uniforme e acham que é polícia militar”.

O investigador também lembrou um projeto de emenda à Constituição do senador Lindbergh Farias (PT), que defendia a desmilitarização.

 “A PEC de Lindbergh acabou ficando esquecida. Precisamos agora retomar esse debate sobre a importância de fazermos uma reestruturação da segurança pública no Brasil”, disse, destacando a relevância da participação cidadã nessa e em outras questões pertinentes ao contexto político.

Mais Lidas