Connect with us

Cenário Político

Justiça suspende nomeação de filho de governador de SC para secretaria

Desembargador João Marcos Buch atende pedido do PSOL.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem: Reprodução/Bnews

Em recente decisão judicial, a nomeação de Filipe Mello para a secretaria estadual da Casa Civil, em Santa Catarina, foi suspensa. Filipe, filho do atual governador do estado, Jorginho Mello (PL), havia sido indicado para assumir o cargo anteriormente ocupado por Estener Soratto da Silva Júnior (PL). A decisão de interrupção do processo partiu do desembargador substituto João Marcos Buch.

O pedido de suspensão foi uma iniciativa do diretório estadual do PSOL, baseando-se em um decreto local de 2008 que proíbe a nomeação para cargos de confiança de cônjuges, companheiros ou parentes até terceiro grau de autoridades ou servidores da mesma pessoa jurídica. Além disso, o desembargador mencionou a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que restringe a indicação de parentes para cargos públicos, visando a proteção do interesse público e a prevenção de práticas nepotistas.

No despacho, o desembargador João Marcos Buch enfatizou que a administração pública não deve ser tratada como patrimônio familiar, sendo inadmissível a composição de equipe de governo com membros de família da autoridade máxima do Poder Executivo.

A nomeação de Filipe Mello foi anunciada na última quarta-feira (3) pelo governador Jorginho Mello, na sequência do retorno de Estener Soratto da Silva Júnior ao cargo de deputado estadual. O caso agora aguarda novos desdobramentos jurídicos, enquanto o debate sobre a nomeação de parentes em cargos públicos continua relevante no cenário político brasileiro.

Mais Lidas