A Justiça Federal inaugura, no dia 7 de novembro, a nova sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, no norte da Bahia. O prédio levará o nome do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca (in memoriam), ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em reconhecimento às suas contribuições ao Judiciário e à interiorização da Justiça Federal. A homenagem foi aprovada pela Presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) após proposta do juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, diretor da subseção, com apoio do juiz federal Durval Carneiro Neto, então diretor do foro.
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1960, Edmilson Jatahy Fonseca iniciou a carreira como juiz de Direito do TJBA em 1965 e atuou em Paulo Afonso até 1968, também como juiz eleitoral. Promovido a desembargador em 1982, exerceu os cargos de presidente e corregedor-geral do TJBA e foi vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O magistrado faleceu em 2017 e é pai dos desembargadores Jatahy Júnior, diretor-geral da Unicorp-TJBA, e César Jatahy, do TRF1.
O TRF1 formalizou a denominação por meio da Resolução PRESI nº 62/2024, ressaltando a “persistente elevação da imagem da Justiça Federal e a obstinada defesa da ampliação da Justiça Federal para municípios do interior do país” atribuídas ao homenageado. Em declaração pública, o desembargador Jatahy Júnior afirmou: “Estamos, eu, meu irmão e toda a minha família, honrados com a homenagem prestada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nos enche de orgulho saber que o legado deixado por meu pai ainda sensibiliza todo o sistema de justiça”.
A solenidade de inauguração está prevista para 7 de novembro, em Paulo Afonso. O evento deve ocorrer às 18h e a sede fica na Rua Bahia, Lote 190, Quadra 03, Bairro General Dutra.