O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para sair em defesa do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Nesta terça-feira (6), o parlamentar comentou a fala recente do petista que gerou repercussão. Adolfo Menezes admitiu que a declaração foi “infeliz”, mas fez questão de defender o governador das críticas vindas da bancada de oposição.
O que disse o governador?
A AL-BA repercutiu uma declaração de Jerônimo Rodrigues feita na última sexta-feira (2) durante uma agenda em Amélia Rodrigues. Na ocasião, o governador disse que levaria “para a vala” os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A frase causou forte reação e motivou discursos no plenário.
Adolfo Menezes defendeu a postura de Jerônimo após o comentário. “Claro que o governador foi infeliz. Mas nós somos humanos, e erramos”, disse o deputado. Ele ressaltou a importância de reconhecer e corrigir os erros, algo que, segundo ele, o governador fez ao pedir desculpas.
O parlamentar classificou a reação da oposição como natural. Especialmente com a eleição se aproximando, segundo ele, é uma tentativa de desqualificar Jerônimo. “Jerônimo é uma pessoa trabalhadora, simples e humilde”, afirmou Menezes.
Comparações e contexto
Ele argumentou que o governador jamais desejaria a morte de alguém, sugerindo que a fala ocorreu “no calor do momento”, após uma agenda intensa. O deputado lembrou que falar de improviso pode levar a erros, citando como exemplo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Fernando Henrique, considerado um intelectual, chamou aposentados de “vagabundos” em uma ocasião, lembrou Menezes. “Todos erramos. O importante é reconhecer e reparar isso”, reforçou o deputado. Ele ainda comparou a fala de Jerônimo com as ações de Jair Bolsonaro.
Para Adolfo Menezes, Bolsonaro foi mais “infeliz” em seus atos do que Jerônimo em sua declaração. Ele citou a negação da ciência na pandemia da Covid-19, que, segundo o deputado, “matou milhares de brasileiros”. Menezes mencionou a fala de Bolsonaro sobre quem tomasse a vacina “poderia virar jacaré”, questionando se o leitor lembrava desse episódio e do alto número de óbitos no Brasil.
Ao final de sua fala, Adolfo Menezes dirigiu-se aos adversários do governador. Ele disse entender o comportamento da oposição, que busca desqualificar Jerônimo “a todo custo”. O deputado encerrou provocando os opositores, lembrando que eles “todo dia estão perdendo prefeitos” e citando a recente adesão do PDT ao grupo governista.