Connect with us

Cenário Político

Jerônimo Rodrigues critica Coelba e discute a não renovação do contrato para 2026

Jerônimo Rodrigues critica qualidade do serviço de fornecimento de energia e menciona dúvidas sobre a renovação do contrato na Bahia para 2026.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem: Reprodução/Redes sociais

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, expressou suas preocupações referentes à qualidade do serviço de fornecimento de energia no estado, administrado pelo grupo Neoenergia. Durante a cerimônia que marcou o início das obras da terceira fase do Novo Teatro Castro Alves, o governador destacou a importância de garantir serviços públicos eficientes para a população baiana e mencionou a possibilidade de não renovação do contrato de concessão com a Coelba previsto para expirar em 2026.

“Sobre a Coelba, da fornecedora de energia, tem um movimento nacional, não é só na Bahia. 2026 vence o contrato da concessão de energia para diversos estados, São Paulo, Bahia, aqui no Nordeste tem outros e eu tenho me queixado porque no meu lugar de governador tenho que proteger os direitos e os serviços públicos que são oferecidos à população baiana. Da mesma forma que eu faço com a Coelba, internamente eu chamo a Embasa e faço, não há problema para mim, meu lugar é esse”, afirmou.

Jerônimo, que recentemente visitou a Espanha, sede do Grupo Neoenergia, enfatizou a necessidade de infraestrutura energética adequada para suportar novos investimentos na Bahia, citando a incapacidade energética como um obstáculo para o desenvolvimento regional. O governador salientou sua responsabilidade em assegurar serviços fundamentais como estradas e aeroportos para apoiar o turismo e a geração de empregos, especialmente em áreas como a região da Linha Verde, destacando a importância da colaboração entre o governo estadual e o setor privado.

“Agora fui à Espanha, convidei empresas para virem ao Brasil, em especial para a Bahia e a empresa vem e quer instalar-se no Oeste, no Extremo-sul e não tem capacidade energética. Como é que eu fico? Quando eu vou lá, eu vou calçado de que eu posso dizer que vai ter serviço de infraestrutura, de estrada, de aeroporto, o que cabe a mim eu tô fazendo. Eu tive reuniões, tanto aqui quanto na Espanha, agora com setor hoteleiro, vocês me acompanharam, alguns de vocês, na linha verde, na semana passada, quando uma rede de hotel vai fazer um retrofit de investimento e demandou que a gente precisa de uma estrada, precisa de saneamento, precisa de um aeródromo, um aeroporto, e eu me responsabilizei por isso, pela quantidade de empregos que é gerado ali, só em um hotel, dois mil empregos diretos, oferecendo ali a pessoas que moram na linha verde, até mesmo em Salvador, de oportunidade de emprego, então o custo benefício disso, de fazer um aeródromo, um aeroporto, de puxar uma estrada ligando a BR até os investimentos ali da linha verde, então eu arco, o que eu não posso é responder com uma empresa”, continuou.

Além disso, Jerônimo relatou conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a situação do fornecimento de energia na Bahia, abordando questões como a falta de leilões de linhas de transmissão pelo governo anterior e a importância da energia renovável. O governador ressaltou a necessidade de melhorias nos serviços de distribuição de energia e a importância de diálogos com figuras chave, como o ministro das Minas e Energia, Rui Costa, para assegurar que as necessidades energéticas do estado sejam atendidas de maneira eficiente e sustentável.

“Já conversei com Lula, e uma das primeiras conversas com Lula, que eu tive enquanto governador, foi sobre o fornecimento de energia. Primeiro foram linhas de transmissão, que o governo passado não tinha mais leiloado as linhas de transmissão, porque a gente está produzindo energia eólica, energia solar, e onde está sendo jogada essa energia produzida se não tem linha de transmissão? Os leilões, do governo federal, estão acontecendo, estão bem cobertos, graças a Deus. Mas no que diz respeito à distribuição da energia hoje oferecido pelo grupo Neoenergia, fiz críticas, sei que o prazo deles é 2026, estou bastante atento conversando com o ministro Rui Costa, com o ministro das Minas e Energia, porque não dá para a gente renovar um serviço que não tá contente daquilo que a gente espera”, afirmou o governador.

Mais Lidas